balsa_spacex_01

Galeria Mostra Imagens da Plataforma de Pouso da SpaceX De Volta Ao Porto – Foi Por Pouco!!!

Space Today
12 jan 2015

balsa_spacex_01

observatory_150105A plataforma de pouso oceânica de foguete da SpaceX – denominada de Autonomous Spaceport Drone Ship – está de volta ao porto depois que um estágio do foguete Falcon 9, se chocou com ela, no último sábado, dia 10 de Janeiro de 2015, durante uma manobra experimental de retornar o estágio do foguete para um pouso na vertical, e controlado sobre a plataforma, depois do sucesso do lançamento da cápsula Dragon para ISS.

Sendo rebocada por um barco, a balsa de carga Marmac 300 com 300 pés de comprimento, chegou ao Porto de Jacksonville na Flórida no domingo, dia 11 de Janeiro de 2015 a tarde. As imagens nesse post (são fortes) e mostram a plataforma no Rio St. Johns perto da Ponte Dames Point.

balsa_spacex_02

O primeiro estágio do foguete Falcon 9 da SpaceX completou uma série de manobras para voar de volta e pousar de forma controlada na balsa, desde o limite do espaço, depois de mandar a cápsula de suprimentos Dragon para o seu caminho até a ISS. A missão decolou do Cabo Canaveral, às 0747 hora de Brasília do sábado, dia 10 de Janeiro de 2015, sendo que o pouso na balsa estava programado para ocorrer menos de 10 minutos depois.

O fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk twitou que o primeiro estágio do foguete tinha atingido a plataforma mas que o pouso era complicado, adicionando depois que o fluido hidráulico que abastecia os quatro sistemas de estabilização do foguete aparentemente se esgotaram na parte final da descida.

balsa_spacex_03

Os engenheiros planejam adicionar mais fluido hidráulico ao foguete para o próximo lançamento, que tentará realizar o experimento de resgate novamente. Se a SpaceX obtiver sucesso, os engenheiros irão inspecionar o foguete para ver que trabalho é necessário para recondicioná-lo para outro voo. O objetivo final é fazer com que o foguete Falcon 9 seja reutilizável, uma realização que segundo a SpaceX reduziria drasticamente os custos com o lançamento espacial.

As fotos da balsa mostram os sinais de explosão e de danos nos containers de carga e possíveis partes do foguete cobertas no deck da plataforma. Pode-se notar que os danos foram mínimos e que quase a totalidade da embarcação parece intacta.

balsa_spacex_04

balsa_spacex_06

balsa_spacex_07

balsa_spacex_08

balsa_spacex_09

balsa_spacex_10

balsa_spacex_11

balsa_spacex_12

Fonte:

http://spaceflightnow.com/2015/01/11/photos-spacexs-rocket-landing-platform-back-in-port/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários