Galáxias Em Interação Pelos Olhos do Hubble

Space Today
31 jul 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A estrela dessa imagem do Hubble é uma galáxia conhecida como NGC 4656, localizada na constelação de Canes Venatici, Os Cães de Caça. Contudo, ela possui um nome, ou um apelido, mais intrigante e mais interessante: a Galáxia do Taco de Hockey. A razão para esse apelido está no fato da galáxia ter uma forma alongada e uma curvatura na ponta, como os tacos de hockey tem. Nessa imagem vocês não conseguem ver essa forma, pois é uma visão detalhada do Hubble, mas abaixo mostro uma imagem completa da galáxia para vocês terem a noção do apelido.

Essa forma pouco comum da galáxia se deve ao fato dela estar em interação com outras galáxias, no caso, a NGC 4531, conhecida como a Galáxia Baleia, e a NGC 4627, uma pequena galáxia elíptica.

As interações entre as galáxias podem redefinir completamente a forma dos objetos celestes, desviando e contorcendo o gás, as estrelas e a poeira presente nas galáxias, dando origem a formas no mínimo interessantes. O Telescópio Espacial Hubble, faz um excelente trabalho no imageamento e no estudo das galáxias em interação. Abaixo alguns exemplos para vocês observarem. A primeira é a Arp 273, a rosa cósmica, depois tem o pinguim e o ovo, a Arp 142 e a Arp 240. Nesse link você irá encontrar uma coleção completa de galáxias em interação: http://spacetelescope.org/images/archive/category/galaxies/?search=interacting

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1731a/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.