Foto Mostra a Estação Chinesa Tiangong-1 Passando Sobre os Alpes Franceses

Space Today
11 jan 2018

Essa bela imagem acima mostra a estação espacial chinesa Tiangong-1, o nome significa palácio celestial. A imagem foi feita no dia 27 de Novembro de 2017 pelo astrofotógrafo francês Alain Figer. A foto foi feita desde uma estação de ski na região dos Alpes na parte sudeste da França enquanto a estação passava sobre a região, perto do anoitecer.

A estação é o risco branco visto na parte inferior direita da imagem acima do pico nevado de Eyssina, que tem 2837 metros de altura.

A Tiangong-1 tem 12 metros de comprimento e 3.3 metros de diâmetro e no lançamento tinha uma massa de 8506 kg. Ela está desocupada desde 2013 e não tem feito contato desde 2016.

A estação está agora a cerca de 280 km de altitude numa órbita que irá inevitavelmente cair em algum momento entre Março e Abril de 2018, quando espera-se que a estação queime na atmosfera da Terra.

“Devido à geometria da órbita, nós já podemos excluir a possibilidade de que algum fragmento cai ou mais ao norte que a latitude 43ºN ou mais ao sul do que a latitude 43ºS”, disse Holger Krag, chefe do Escritório de Resíduos espaciais da ESA.

“Isso significa que a reentrada pode acontecer em qualquer ponto na Terra entre essas latitudes, o que inclui alguns países europeus, por exemplo”.

“A data, a hora e o local não podem ainda ser definidos, e mesmo momentos antes da reentrada não será possível, o que acontecerá é que se poderá definir uma grande janela geográfica e de tempo para a queda da estação”.

A massa da estação e os materiais usados na sua construção indicam que existe a possiblidade que algumas parte sobrevivam à reentrada e caiam no solo.

Na história da exploração espacial, até hoje, nenhuma perda foi confirmada relacionada à queda de detritos vindos do espaço.

A ESA está realizando uma campanha de teste para seguir a reentrada, que será conduzida pelo Inter Agency Space Debris Coordination Committee, um grupo formado pelas principais agências espaciais do mundo incluindo a NASA, a ESA e a Agência Espacial Chinesa.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2018/01/Heavenly_palace

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.