fast_06

FAST – O Maior Radiotelescópio do Mundo – Space Today TV Ep.253

Space Today
27 maio 2016

fast_01

A China, um dos BRICS, até pouco tempo atrás era um país que não figurava entre as grandes nações científicas do mundo, mas agora, em termos, por exemplo, de artigos publicados, só fica atrás dos EUA.

Existem hoje na China, 5 grandes projetos científicos em andamento: o gigantesco radiotelescópio FAST, o uso de córneas de porco para tratar problemas da visão humana, a construção do maior detector de neutrinos do mundo, pesquisas importantes sobre as profundezas do oceano, e o programa espacial chinês. A China é um país que, verdadeiramente, nos mata de inveja.

Aqui, sendo um canal e um blog de astronomia, poderíamos tranquilamente escolher entre 3 desses 5 grandes projetos para falar, mas hoje vamos conversar especificamente sobre o maior radiotelescópio do mundo.

Encravado numa cratera natural na província de Guizhou, no sudoeste da China, esse será o maior radiotelescópio do mundo, e o seu próprio nome já diz isso. Chamado de FAST, sigla em inglês para Telescópio Esférico com 500 metros de Abertura. Ele terá uma antena de 500 metros de diâmetro, e assim irá deixar tranquilamente para trás, dois grandes radiotelescópios do mundo na atualidade. O radiotelescópio de Arecibo em Porto Rico que tem 305 metros de diâmetro e o Jordell Bank na Inglaterra que tem 76 metros de diâmetro.

E isso é excelente, pois como os astrônomos mesmo brincam, na astronomia, o tamanho faz toda a diferença.

fast_02

O radiotelescópio chinês é composto por 4450 painéis triangulares. Embora ele irá ficar fixo numa cratera, seus painéis são ajustáveis dando a ele uma maior flexibilidade de observação.

Foram 10 anos de análise de imagens de satélite para se escolher o local onde o radiotelescópio seria construído, mas a construção aconteceu em tempo recorde 5 anos e meio e está prestes a ser finalizada.

Quando estiver terminado e em operação, o FAST será usado para buscar sinais do antigo hidrogênio do universo, um dos blocos fundamentais que constituem o cosmos e assim tentar entender como ele se desenvolveu.

Ele também será usado na busca por novas estrelas, principalmente os pulsares, e óbvio, toda vez que se fala em radiotelescópio, ele também será usado na busca por vida alienígena.

Esse radiotelescópio custou 368 milhões de reais. Um dinheiro muito bem aplicado, principalmente se compararmos com a nossa realidade, onde o Estádio Mané Garrincha em Brasília, foi orçado originalmente em 696 milhões de reais, e acabou custando 1.7 bilhão de reais.

fast_06

O engenheiro chefe da obra, Di Li, disse que ele nunca precisou justificar a importância científica do projeto, quando precisou de dinheiro, a única coisa que cobravam dele era a excelência no que estava pretendendo fazer.

Ele disse ainda, que hoje, n a China moderna, a inovação científica e a pesquisa já estão embrenhadas de maneira profunda na cabeça das pessoas.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários