071215_pluto_alone_0

Falta Pouco – Plutão Mais Intrigante do Que Nunca

Space Today
12 jul 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

071215_pluto_alone_0

À medida que a sonda não tripulada da NASA New Horizons se aproxima rapidamente de seu histórico sobrevoo por Plutão no dia 14 de Julho de 2015, ela continua a executar múltiplas tarefas, produzindo imagens de um mundo congelado que se torna mais fascinante e mais complexo a cada dia.

No dia 11 de Julho de 2015, a New Horizons capturou essa imagem, que sugere algumas novas feições que são de fundamental interesse para a equipe de imageamento de geologia e geofísica, a chamada equipe GGI, agora trabalhando no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins em Laurel, Maryland. Pela primeira vez em Plutão essas imagens revelam feições lineares que podem ser desfiladeiros, bem como uma feição circular que poderia ser uma cratera de impacto. Já começando a rotacionar e a aparecer na imagem na parte esquerda está a bela feição em forma de coração que será vista em detalhe pela sonda New Horizons no momento em que estiver passando o mais próximo da superfície de Plutão.

A sonda New Horizons está agora se aproximando de um marco – um milhão de milhas de Plutão – isso acontecerá às 00:23 do dia 13 de Julho de 2015, hora de Brasília. Ela está se aproximando de Plutão depois de uma jornada de mais de 9 anos e 5 bilhões de quilômetros. Às 8:49, hora de Brasília do dia 14 de Julho de 2015, a sonda passará a 49600 km/h, a cerca de 12500 km acima da superfície de Plutão com um conjunto de sete instrumentos científicos obtendo dados loucamente. A missão completará o reconhecimento inicial do Sistema Solar olhando pela primeira vez o planeta anão congelado.

Siga a trajetória da sonda nos próximos dias em tempo real com uma visualização da sua trajetória, usando o Eyes on Pluto da NASA (http://eyes.jpl.nasa.gov/eyes-on-pluto.html).

Fique em contato com a missão New Horizons usando a hashtag #PlutoFlyby e no Facebook: https://www.facebook.com/new.horizons1

pluto-annotated

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/one-million-miles-to-go-pluto-is-more-intriguing-than-ever

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários