Exploração espacial é jogar dinheiro fora?

Space Today
11 nov 2016

space

 

-Elis Lopes

Muita gente diz que “Exploração espacial é jogar dinheiro fora, com esse dinheiro dava para investir na Terra e ajudar milhões de pessoas!”

Acho que todo mundo já escutou alguém dizer isso e esse texto vai mostrar algumas das inúmeras tecnologias que saíram da exploração espacial e foi parar com o povo.  Da próxima vez que alguém te falar isso você já pode mandar esse texto para que ela(e) leia.

1-Sabe aquele seu maravilhoso travesseiro que não importa o que você faça com ele, a espuma  acaba voltando para o lugar? Pois é, a espuma viscoelástica foi desenvolvida pela NASA para absorver melhor impactos e utilizada nos assentos dos astronautas nos ônibus espaciais.E hoje ela é muito utilizada em travesseiros, colchões, capacetes, assentos de aviões…

2-Agora vem uma que pouca gente sabe. Quando a NASA estava estudando as micro-algas como fonte de comida, oxigênio e catalisador de disposição de lixo, eles descobriram que as algas produziam quantidades significativas de DHA e ARA, que são gorduras essenciais para o desenvolvimento dos bebês e adivinhem onde essas algas foram parar? Na papinha dos bebês!

3-E aquela água limpinha e refrescante que sai de seu filtro de água, essa tecnologia de purificação de água não foi inventada pela NASA, mas a agência espacial americana foi obrigada a desenvolve-lá para os astronautas que ficam na ISS. Melhorando ainda mais essa tecnologia já que como os astronautas ficam muito tempo na ISS ele precisam purificar sua própria urina e suor, também extraindo água de sua respiração em uma tecnologia bem sofisticada dos purificadores de água usados na ISS.

4-Provavelmente você conhece alguém que tenha problemas cardíacos e precise usar aquela bomba cardíaca que aspiram o sangue de um dos ventrículos e o bombeiam de volta ao coração. Mais uma vez você está diante de uma tecnologia que teve sua origem nos programas espaciais. Essa tecnologia surgiu do interesse dos engenheiros da NASA de entender qual a forma que os combustíveis fluíam para abastecer os motores principais dos ônibus espaciais.

5-Você é daquele tipo de pessoa que precisa usar aparelhos dentários mas morre de vergonha daquelas pecinhas coloridas? A solução dos seus problemas são os aparelhos dentários transparentes, então agradeça a empresa Unitek. Pensando em um material esteticamente bonito, mas eficiente, para proteger as antenas infravermelhas no espaço, essa empresa descobriu que o TPA (Alumina Policristalina Translúcida) era o ideal para essa tarefa. O TPA entrou no comércio em 1987.

6-Nos anos 1960 a NASA queria desenvolver um tecido não inflamável e resistente o suficiente para proteger os astronautas, quando finalmente concluiu essa tarefa, uma empresa chamada ChemFab começou a usar esse material de forma comercial e ele acabou indo parar na cobertura de estádios de futebol, aeroportos…

7-Com um financiamento da NASA para descobrir materiais leves e com poder de absorver impactos, o departamento NASA Space Robotic começou a desenvolver membros artificiais, que hoje além de estar ajudando no desenvolvimento de robôs também está ajudando pessoas que tinham algum tipo de deficiência física.

8-A diabetes é uma doença que vem se tornando muito comum, e muitas pessoas para fazer o controle de insulina utilizam as chamadas bombas de insulina. E adivinha de onde essa tecnologia surgiu? Do programa espacial americano, que desenvolveu essa tecnologia para realizar o monitoramento da saúde dos astronautas.

9- Embora a NASA não tenha desenvolvido a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, a agência espacial teve uma participação muito importante na modernização de tais aparelhos, que são muito usados na medicina. Durante as missões Apollo da NASA (que levou o homem a lua), os cientistas precisavam desenvolver um software que melhorasse a qualidade das fotos da lua. E esse software acabou sendo implementados nesses aparelhos, ajudando o melhor imageamento do corpo humano.

10-Muitas pessoas que usam óculos precisam fazer cirurgias para a correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo. Essa cirurgia assistida por laser que faz uso de um dispositivo inteligente de rastreamento também teve sua origem no programa espacial quando os cientistas desenvolveram essa técnica que corrige rapidamente pequenas mudanças durante o encontro e acoplamento de veículos espaciais.

Bom, depois de citar 10 tecnologias muito usadas pela população no geral espero que não reste mais dúvidas, a exploração espacial resulta sim em tecnologia usada pela população e não, a exploração espacial não é jogar dinheiro fora! E esses benefícios citados acima são apenas os que chegam nas mãos do povo, já que a exploração espacial em si traz vários benefícios contribuindo cada dia mais para nossa compreensão do cosmos.

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr