Explicado o Mistério das Rochas Rolantes na Califórnia

Space Today
6 set 2014

rocha_rolante_nature


observatory_150105Acredita-se que as rochas que misteriosamente deslizam através do leito de lagos secos sejam carregadas por grandes camadas de gelo. Mas anteriormente, ninguém podia explicar totalmente como as rochas – algumas delas pesando mais de 300 quilos – deslizavam sobre Racetrack Playa, na Califórnia.

Agora, uma equipe liderada por Richard Norris, no Scripps Institution of Oceanography em La Jolla, na Califórnia, registrou as rochas em ação depois marcá-las com indicadores de GPS. No dia 20 de Dezembro de 2013, piscinas de gelo no lago começaram a rachar numa manhã ensolarada. Uma leve brisa então fez com que camadas de gelo se movessem como ondas contra as rochas, movendo-as a uma taxa de 2 a 5 metros por minuto. Quando o gelo derreteu, mais de 60 rochas tinham sido transportadas, deixando rastros frescos para trás. No final do inverno, pôde-se notar que um pedaço de rocha havia viajado 224 metros usando esse mesmo mecanismo.

Fonte:

Nature, Vol. 513, pp. 8, September, 2014


alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários


Parse error: syntax error, unexpected end of file in /nfs/c11/h06/mnt/198666/domains/spacetoday.com.br/html/wp-content/themes/spacetoday/footer.php on line 59