Europa Clipper rumo aos mistérios de Europa

Space Today
10 mar 2017

 

Por Yara Laiz Souza

Europa Clipper: esse é o nome da nova missão da NASA que visa investigar mais sobre as questões de habitabilidade da lua de Júpiter.

A lua já desperta bastante o imaginário dos cientistas há bastante tempo, mas agora eles terão a oportunidade real de fazer pesquisas mais concretas, de fazer descobertas ainda mais empolgantes e de finalmente ver, a fundo, o quanto Europa é habitável.

Em um futuro próximo, ganharemos

Em português, Clipper significa veleiro, um tipo de embarcação muito veloz e grande que navegou pela primeira vez nos Estados Unidos ao final da guerra de 1812. Eram aerodinâmicos, com grandes mastros conhecidos por sua segurança e rapidez. Estes grandes navios rodaram o mundo e foram sinônimo de grandes aventuras, descobertas e novas páginas na história do mundo. Exatamente tudo o que os cientistas esperam em Europa.

Veleiro clássico do século (Imagem: Wikipédia)

O potencial de exploração em Europa é bastante tentador visto que há a possibilidade grande de abrigar um oceano de água salgada líquida abaixo da sua superfície congelada. Europa Clipper vai determinar através de pequenos testes e captação de dados se Europa tem os três ingredientes básicos para a vida: água, compostos químicos e fontes de energia suficientes.

“Durante cada órbita, a nave gasta apenas um curto período de tempo dentro do ambiente de radiação perigosa de Europa. Acelerando o passo, vai conseguir reunir uma enorme quantidade de dados científicos e, em seguida, sair de lá”, explica Robert Pappalardo, cientista do projeto.

A missão pretende ser lançada para o espaço na década de 2020 e passará mais alguns anos até que alcance a lua de Júpiter.

Via site da NASA

https://www.nasa.gov/feature/nasa-receives-science-report-on-europa-lander-concept

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Renan Surian

    O que nos resta é aguardar ansiosamente os dados que serão coletados em relação à Europa, que na minha opinião é a mais linda lua e a que abriga potencialmente os maiores mistérios das luas de Júpiter.


Parse error: syntax error, unexpected end of file in /nfs/c11/h06/mnt/198666/domains/spacetoday.com.br/html/wp-content/themes/spacetoday/footer.php on line 59