philae_acorda_capa

Está Vivo!!! Philae Acorda Depois de 7 Meses de Hibernação e Faz Contato

Space Today
14 jun 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

philae_acorda_capa

O módulo Philae da Agência Espacial Europeia, ESA acordou depois de sete meses de hibernação na superfície do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

“O Philae está bem. Ele está com uma temperatura de operação de -35 graus Celsius, e tem 24 Watts de energia disponível. O módulo está pronto para as operações”, disse o Dr. Stephan Ulamec o Gerente do Módulo Philae da missão Rosetta no DLR German Aerospace Center.

philae_acorda_01

Por mais de um minuto, o módulo se comunicou com a equipe, via sua nave mãe Rosetta. Mais de 300 pacotes de dados foram recebidos e analisados pelos cientistas.

philae_acorda_02

Os sinais foram recebidos no Centro de Operações Espaciais Europeia da ESA em Darmstadt, na Alemanha às 17:28 do dia 13 de Junho de 2015, hora de Brasília.

Quando analisamos os dados de status ficou claro que o Philae tinha acordado antes.

“Nós também recebemos dados históricos – até agora, contudo, o módulo não tinha sido capaz de se contatar com a gente antes”, disse o Dr. Ulamec.

philae_acorda_03

O módulo de pouso de 100 kg, foi desligado na superfície do cometa no dia 15 de Novembro de 2014, depois de ficar em operação por cerca de 60 horas. Desde 12 de Março de 2015, a unidade de comunicação na Rosetta foi ligada para tentar contato com o módulo de pouso.

philae_acorda_04

Agora a equipe espera pelo próximo contato. Ainda existem mais de 8000 pacotes de dados na memória do Philae, que darão para os cientistas da missão informações sobre o que aconteceu com o módulo nos últimos dias no cometa.

A equipe também está pesquisando pela atual localização do Philae. “Localizar precisamente o módulo tem grande valia científica, em particular para o experimento CONSERT que pode ter acesso da melhor forma possível ao interior da estrutura do núcleo do cometa”, disse o Dr. Matt Taylor, cientista de projeto da Rosetta na ESA.

philae_acorda_05

“Sabendo onde o Philae está fornecerá um importante contexto para as medidas feitas por ele, e valiosas informações para as futuras operações”.

Fiquem ligados aqui no blog para mais informações.

philae_acorda_06

Referências:

http://www.sci-news.com/space/science-esas-philae-lander-02909.html

http://www.space.com/29661-philae-comet-lander-wakes-up.html

http://blogs.esa.int/rosetta/2015/06/14/rosettas-lander-philae-wakes-up-from-hibernation/

http://www.universetoday.com/120825/philae-wakes-up-makes-contact/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Aluisio Andrade

    Bela adormecida. Acordou com o beijo do Sol.

  • Rodrigo Queiroz

    Ha coisa preguiçosa kkk