eclipse-iss-20150320

Espetacular!!! Astrofotógrafo Thierry Legault Registra Trânsito da ISS no Sol Durante o Eclipse

Space Today
20 mar 2015

eclipse-iss-20150320

observatory_150105Antes de mostrar qualquer galeria com fotos do eclipse total do Sol que aconteceu hoje no norte da Europa, uma imagem, da fase parcial do eclipse deve, certamente estar separada de todas as outras. Essa foto foi feita pelo grande astrofotógrafo Thierry Legault, um especialista em fotografar o trânsito da ISS, seja na Lua, ou no Sol. Hoje, ele conseguiu se superar e registrou, não só a fase parcial do eclipse na Espanha, como também o trânsito da ISS na parte não eclipsada do disco solar.

Thierry, contou que teve que dirigir muito para procurar o local ideal, com um céu limpo e sem nuvens para poder realizar a bela foto. Segundo ele, foi um eclipse duplo, o evento de hoje, uma parte do Sol coberta pela Lua e a uma pequena porção coberta pela ISS.

A dificuldade de fazer uma foto do trânsito da ISS no Sol já é muito grande, depois de se saber o local onde será possível observar tal fenômeno, calcula-se uma estreita faixa de visibilidade entre 5 e 10 quilômetros para que se fique próximo do centro do trânsito. No caso do eclipse tudo é muito mais complicado, sendo que essa faixa é ainda muito mais estreita. Nesse caso a precisão de onde você deve estar para registrar esse tipo de fenômeno deve estar dentro de 1 quilômetro.

No caso do eclipse do dia 20 de Março de 2015, a duração total do trânsito da ISS foi de 1.64s, e a faixa de observação de somente 9.55 quilômetros. O evento foi registrado às 10:05:04 hora local da Espanha. A duração do trânsito registrado por Legault foi de incríveis 0.6 segundos.

Simplesmente espetacular a dedicação, paciência e vontade desse astrofotógrafo em registrar esse tipo de trânsito. Parabéns Thierry Legault!!!

O site oficial do Thierry:

http://www.astrophoto.fr/

Fonte:

http://www.universetoday.com/119504/thierry-legault-captures-iss-transit-of-the-sun-during-eclipse/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários