Encontrado Fóssil de “Primo” do T.Rex no Hemisfério Sul

Space Today
26 mar 2010

Os cientistas encontraram a primeira evidência de que os dinossauros, tiranossauros – parente do famoso T. Rex – existiu no hemisfério sul.

Anteriormente, fósseis do tiranossauro tinham sido encontrados somente nos continentes do hemisfério norte, escreveu a equipe de pesquisadores no periódico Science.

Agora, um osso do quadril encontrado na Austrália tem sido identificado como pertencente a um parente do T.Rex.

Esse osso, pelas análises, pertenceu a um animal com 3m de comprimento e pesando 80Kg. Isso é muito menor que o T.Rex que media 12 m e pesava em torno de quatro toneladas. Pedaços grandes como esse acredita-se que tenha se desenvolvido no final da linhagem dos tiranossauros. O espécime conhecido como NMV P186069, foi desenterrado na Dinosaur Cove em Vitoria, Austrália. O fóssil que tem em torno de 110 milhões de anos não deixa nenhuma duvida de que os tiranossauros também habitaram o hemisfério sul.

O Dr. Roger Benson, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Cambridge, disse:”Embora somente encontramos um osso, isso mostra que a 110 milhões de anos atrás pequenos tiranossauros como esse podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo. Esse achado é de grande significância para o nosso conhecimento de como esse grupo evoluiu.

O co-autor Dr. Paul Barret do Museu de História Natural de Londres, comentou: ”a ausência de tiranossauros no hemisfério sul estava se tornando algo, muito anômalo a medida que outros grupos de dinossauros do norte começaram a crescer no sul. Esse achado mostra que os tiranossauros eram capazes de alcançar essas áreas na sua história evolucionária e também cogita a possibilidade de que outros podem ser descobertos na África, América do Sul e Índia.

Durante o tempo dos dinossauros os continentes gradualmente foram se transformando a partir de um único continente até se tornarem algo como se apresentam hoje em dia. Esse tiranossauro tem origem numa época média no momento de ruptura continental, quando os continentes do sul, América do Sul, Antártica, África e Austrália tinha se separado dos continentes do norte, mas estavam juntos no sul como uma única massa.

Fontes:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8588282.stm

http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/327/5973/1613

http://www.sciencemag.org/cgi/reprint/327/5973/1613.pdf

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Your write-up has verified beneficial to me. Its extremely informative and you are obviously very knowledgeable in this region. You have got opened my eyes to varying views on this subject with fascinating and solid content.

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.