Elon Musk Diz Que a SpaceX Irá Lançar o Tesla Roadster Como Carga do Voo Inaugural do Falcon Heavy

Space Today
2 dez 2017

O fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, twitou na última sexta-feira que o modelo de carro Tesla Roadster, da sua empresa de carros, será enviado para o espaço no voo de teste do foguete Falcon Heavy da SpaceX, que deve acontecer no começo de 2018, além disso, o carro irá para o espaço, tocando a música Space Oddity do David Bowie.

Mas a viagem não será feita com bateria.

Os foguetes Falcon da SpaceX queimam hidrocarboneto como combustível, consumindo um querosene altamente refinado chamado de RP-1. Os motores Merlin do foguete queimam querosene RP-1 misturado com oxigênio líquido super-frio.

Musk twitou na sexta-feira a noite que o primeiro voo de teste do Falcon Heavy está programado para Janeiro de 2018, o foguete deve ser lançado do Kennedy Space Center e com o Tesla Roadster a bordo.

A carga útil do Falcon Heavy será o meu Tesla Roadster, tocando Space Oddity, e o destino é a órbita de Marte, twitou Musk.

O carro estará no espaço profundo por bilhões de anos, se ele não explodir no momento da decolagem, completou Musk.

Uma chuva de mensagens apareceu no twitter do Elon Musk depois dessa mensagem.

“O mais legal sobre o Elon Musk é que eu não tenho certeza se ele está falando sério, ou se é apenas uma piada”, twitou Mike Charlie Golf.

“Apenas para reiterar, a carga útil para o primeiro voo do Falcon Heavy será um carro elétrico da Tesla, tocando Space Oditty com destino a Marte”, escreveu JC_Channel.

Aparentemente confirmando seu próprio tweet, Musk respondeu apenas com um Sim.

Joy Dunn, uma engenheira da SpaceX, twitou: “A carga útil do Falcon Heavy foi anunciada! Isso será sensacional!”, ela depois esclareceu que o plano era real, escrevendo: “Claro que será assim e claro que teremos câmeras para mostrar”!

A carga útil e o destino do lançamento do primeiro foguete Falcon Heavy da SpaceX sempre foi objeto de especulação.

Musk disse aos repórteres em Março que a SpaceX colocaria a coisa mais assombrosa que qualquer um pudesse imaginar, no primeiro voo do Falcon  Heavy. A companhia colocou um queijo como carga do primeiro voo de sua nave Dragon, uma ode ao grupo de comédia Monty Python.

O Tesla Roadster, pesa cerca de 1250 quilogramas, mede 3.9 metros de comprimento e 1.7 metros de largura, de acordo com a revista Car and Driver. Isso está bem dentro da capacidade de carga que o Falcon Heavy poderá levar para Marte.

O tweet do Elon Musk deixou uma questão em aberto, se o Roadster entraria na órbita ao redor do Planeta Vermelho, ou voaria até a órbita de Marte, fazendo um sobrevoo. Para fazer a inserção na órbita de Marte, o carro precisaria de um foguete para reduzir a sua velocidade ser capturado pela gravidade marciana.

As oportunidades ideais para lançamento para Marte, acontecem uma vez a cada 26 meses, nessa época as sondas fazem uma viagem para Marte em menos de 1 ano. A próxima janela de lançamento para Marte irá abrir no outono de 2018.

Se o lançamento acontece em outra época, isso não impede uma viagem para Marte, embora a carga irá fazer uma rota mais longa, ou irá usar mais combustível para curvar sua trajetória e diminuir a viagem.

Três boosters com base no primeiro estágio do Falcon 9 irão dar energia para o Falcon Heavy viajar até o espaço, esses três boosters fornecerão, 5.1 milhões de libras de empuxo a partir de 27 motores Merlin 1D. Os técnicos estão preparando os equipamentos para o voo inaugural do Falcon Heavy dentro do hangar da SpaceX na plataforma de lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida, de onde as missões Apollo foram lançadas para a Lua e de onde partiam os ônibus espaciais.

“O Falcon Heavy será lançado no próximo mês da mesma plataforma que lançou a Apollo 11 em Cape”, twitou Musk, na sexta a noite. “Ele terá o impulso duplo do próximo maior foguete. Com certeza será excitante, de uma maneira ou de outra”.

A SpaceX precisa do Falcon Heavy para levar os satélites mais pesados para seus clientes comerciais e militares. Ele também poderá levar aglomerados maiores de pequenos satélites em órbita para construir novas redes de comunicação de banda larga.

Musk revelou o foguete Falcon Heavy em 2011, e proclamou então que o foguete estaria pronto para ser lançado em 2013. A SpaceX disse que diminuiu o desenvolvimento do Falcon Heavy para focar em outros projetos, incluindo a recuperação dos primeiros estágios do Falcon 9, e também para resolver os problemas técnicos que que destruíram dois foguetes Falcon 9 em 2015 e 2016, um em voo e o outro na plataforma de lançamento.

Se o Tesla Roadster chegar a Marte, será a primeira carga da SpaceX a visitar outro planeta.

Musk anunciou em Setembro de 2017 a sua visão atualizada para ir para Marte, e anunciou também que a SpaceX está trabalhando numa versão gigante de foguete chamado de BFR que poderá enviar carga e tripulação para o Planeta Vermelho, ou talvez para a Lua se uma base lunar se tornar mesmo uma realidade.

A SpaceX planejava anteriormente enviar para Marte a cápsula Red Dragon, e dizia que ela pousaria em Marte em 2020, mas esse projeto foi cancelado em troca da iniciativa do BFR que é bem maior, e que Musk diz que irá ir para Marte em 2024, um objetivo, que ele mesmo diz ser ambicioso.

Fonte:

https://spaceflightnow.com/2017/12/02/spacex-will-try-to-launch-elon-musks-tesla-roadster-on-new-heavy-lift-rocket/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.