É Verão Em Saturno

Space Today
31 jul 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

O hemisfério norte de Saturno atingiu o solstício de verão em meados de 2017, fazendo com que o Sol brilhe de forma contínuas nas partes mais ao norte do planeta.

O solstício aconteceu no dia 24 de Maio de 2017. A missão Cassini está usando a oportunidade sem precedentes para observar as mudanças que ocorrem no planeta à medida que as estações do ano mudam.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini apontada para o lado iluminado dos anéis, a cerca de 17 graus acima do plano dos anéis de Saturno. A imagem foi feita pela câmera de grande angular da Cassini no dia 17 de Abril de 2017, usando um filtro espectral que preferencialmente admite os comprimentos de luz do infravermelho próximo, centrado em 939 nanômetros.

Essa imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 1.2 milhão de quilômetros de Saturno, e a escala da imagem é de 70 km/pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite, http://saturn.jpl.nasa.gov e http://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imageamento da Cassini é o http://ciclops.org.

Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21337/good-old-summer-time

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.