Dione E Os Anéis de Saturno

Space Today
10 abr 2018

A imagem acima mostra o satélite Dione de Saturno passando na frente dos anéis de Saturno que estão sendo observados quase que totalmente de lado. Embora tenham uma largura muito grande, os anéis são relativamente finos, cerca de 10 metros de espessura na maior parte de sua extensão. Já Dione, tem cerca de 1123 quilômetros de diâmetro.

Essa imagem apresentada aqui em cor natural, foi obtida em 17 de Agosto de 2015 com a câmera de grande angular da sonda Cassini, a uma distância aproximada de 106500 quilômetros de Dione. A sonda Cassini encerrou sua missão no dia 15 de Setembro de 2017.

A missão Cassini foi um projeto cooperativo da ESA, NASA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerenciou a missão para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imagens da Cassini é o: http://ciclops.org.

Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia17219/dione-on-the-edge

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.