De Onde Veio o 1I/Oumuamua? – Space Today TV Ep.1058

Space Today
8 jan 2018

O ano de 2017 nos apresentou nosso visitante interplanetário o 1I/Oumuamua.

O objeto que veio de fora do Sistema Solar, que tem a forma de um charuto e que está sendo estudado de todas as maneiras possíveis por razões óbvias.

Só para lembrar rapidamente.

Já foram feitos estudos espectroscópicos com ele que mostrou que ele tem cerca de 400 metros de comprimento por 40 metros de largura, e que tem uma cor avermelhada.

Já foram feitos estudos que mostraram que ele tem uma cobertura rica em carbono envolvendo um núcleo de gelo, é como se fosse um cometa embrulhado.

Ele já foi até estudado pelo projeto Breakthrough Lsiten, que tentou encontrar ali algum tipo de transmissor extraterrestre, feito por alguma civilização.

Ou seja, os astrônomos estão tentando entender tudo que podem sobre esse objeto.

Um último estudo está tentando descobrir qual a origem do objeto, de onde ele veio.

Os pesquisadores simularam com base na trajetória do objeto como ele provavelmente viajou através da galáxia e comparou esse movimento com o movimento de estrelas próximas.

De acordo com as simulações, o objeto passou por 109 estrelas numa distância percorrida de 16 anos-luz.

Devido à sua forma alongada, os pesquisadores estimam que ele tenha se formado num processo extremamente energético, como uma grande colisão, ou que tenha sido ejetado de uma estrela em formação.

O cenário mais provável é que ele tenha sidao ejetado de um sistema binário de estrelas, nesses sistemas isso pode acontecer devido à gravidade que afeta bastante todos os membros.

Reconstruindo a trajetória e levando tudo isso em consideração, os pesquisadores estimam que o 1I/Oumuamua provavelmente veio do Grupo em Movimento das Plêiades, um grupo de estrelas jovens, também conhecido como Associação Local.

A cada dia vamos descobrindo mais e mais coisas sobre o nosso visitante interplanetário, e o seu estudo deve continuar.

Com isso podemos aprender sobre o espaço interplanetário, podemos conhecer um tipo diferente de objeto, entender a sua formação, estimar quantos objetos como ele possam passar pelo Sistema Solar, e óbvio ficar de olho para que ele não bata na Terra.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-01-cigar-shaped-alien-asteroid-oumuamua.html

ARtigo:

https://arxiv.org/pdf/1711.08800.pdf

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!