pia19920_bigsky-selfie

Curiosity Registra Novo Selfie em Marte

Space Today
15 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia19920_bigsky-selfie

Essa selfie do rover Curiosity da NASA em Marte, mostra o veículo no local conhecido como Big Sky, onde o rover perfurou e coletou a quinta amostra da região do Monte Sharp.

A cena combina dezenas de imagens feitas durante o 1126º dia de trabalho marciano, ou SOL, do Curiosity em Marte, que correspondeu ao dia 6 de Outubro de 2015, pela câmera Mars Lens Imager (MAHLI) localizada no final do braço robótico do rover. A rocha perfurada nesse local é um arenito da unidade geológica Stimson dentro da Cratera Gale. O local é um arenito com estratificação cruzada, sendo que essa estratificação cruzada é mais evidente em imagens feitas quando o rover estava se aproximando da área.

A visão é centrada na direção oeste-noroeste. Ela não inclui o braço robótico do rover, apesar da sua sombra ser visível no solo. Movimentos de pulso e rotações da torre de equipamentos no braço, permitiram ao MAHLI adquirir as imagens que compõem o mosaico. O braço estava posicionado fora do alcance das imagens, ou porções das imagens, que foram usadas nesse mosaico. Esse processo foi usado anteriormente em outros selfies feitos pelo Curiosity nos locais, Rocknest, John Klein, e Windjana.

PIA19818_modest

O retrato do rover foi desenhado para mostrar o instrumento chamado de Chemistry and Camera (ChemCam) localizado no topo do rover. Isso faz com que o horizonte apareça inclinado para a esquerda, mas ele é na realidade bem plano.

Para se ter uma noção de escala, as rodas do rover tem 50 centímetros de diâmetro e cerca de 40 centímetros de largura. O buraco perfurado na rocha aparece cinza perto do canto inferior esquerdo da imagem tem 1.6 centímetros de diâmetro.

A MAHLI foi construída pela empresa Malin Space Science Systems, em San Diego. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Projeto Mars Science Laboratory para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity do projeto.

Mais informação sobre o Curiosity está online em: http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/.

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia19920/curiosity-self-portrait-at-big-sky-drilling-site

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários