fbpx

Conhecendo a Lua: A Pequena Cratera Luther

LUTHER é uma pequena cratera de impacto de morfologia simples e formato circular, localizada de forma isolada na região nordeste de Mare SERENITATIS, nas lavas escuras fronteiriças com o Lacus SOMNIORUM. LUTHER possui formato de tigela, piso interno arredondado e bordas afiadas, que não apresentam sinais de desgastes ou erosões. O impacto que criou LUTHER aconteceu junto à uma crista sinuosa de lava.

A grande cratera de pido fraturado POSIDONIUS (diâmetro: 100,8 Km, profundidade: 1,37 Km) está localizada a sudeste de LUTHER.

O nome LUTHER homenageia o importante astrônomo alemão Karl Theodor Robert Luther (1822 – 1900). Enquanto Luther trabalhava no Bilk Observatory em Düsseldorf, na Alemanha, ele procurava por asteroides. Robert Luther descobriu 24 asteroides, entre 1852 e 1890 (IAU – International Astronomical Union –  aprovado em 1935).

Diametro: 9 km

Profundidade: 1,9 km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 33° 12? 00? N, LON: 024° 06? 00? E.

Fonte:

http://vaztolentino.com.br/imagens/7656-A-pequena-cratera-LUTHER#photo_description

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo