Conhecendo a Lua: A Cratera Janssen e a Rimae Janssen

Space Today
13 mar 2018

Janssen e Rimae Janssen

Coordenadas 44,9 ° m S 41.5 ° E

Diâmetro 190 km

Profundidade 2,9 km

Colongitude 320 ° no nascer do sol

Eponym Pierre JC Janssen

Janssen é uma cratera de impacto muito antiga (Período geológico Pre-Nectarian, entre 4,55 a 3,92 bilhões de anos atrás), localizada na região serrana perto do limbo sudeste lunar. Toda a estrutura é fortemente desgastado e é marcada por muitos impactos de crateras menores. A parede externa é violada em vários locais, mas os contornos da borda da cratera ainda podem ser bem observados. A parede tem uma forma hexagonal com uma ligeira curvatura nos vértices .

A proeminente cratera Fabricius (78 Km) reside inteiramente no muro externo situada no quadrante nordeste. Uma série de outras notáveis crateras menores, marca o chão de Janssen. Conectada à borda nordeste se encontra Metius , e para o norte esta a fortemente desgastada Brenner .

Pena que Janssen não tem uma borda afiada como aquela encontrada em Clavius ( 225 km), porque isto iria fazer com que fosse muito melhor vista e conhecida por todos. Observe na foto de José Maria Franco as belas características do piso desta cratera como se fosse um “fosso ” que começa a partir da cratera Fabricius e segue em direção ao sul . Isto é chamado Rimae Janssen e se formou alguns milhões de anos após o impacto que originou a cratera.

Quase todos os rilles lunares são mais novos e estão em mares porque estes rilles se formaram a partir de erupções vulcânicas (canais sinuosos) ou por dobras numa bacia de subsídios (rilles concêntricos). Rilles Highland (muito antigos) são raros, mas existem. O mais famoso é justamente Rimae Janssen. Este rille corta o material ejetado do Mare Nectaris mas foi enterrado por Fabricius e seu material ejetado. A largura do rille parece estar diretamente relacionada com a espessura do depósito. Tem cerca de 5 km de largura, onde existe o material grosso ejetado do Nectaris perto de Fabricius e estreita instantaneamente para 1-2 km onde esta o material suave das planícies no sul do chão de Janssen.

Fonte: LPOD – Charles Wood / Wikipedia / Astronomia – Lupo Victor

Adaptação e texto: Avani Soares

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!