Conhecendo a Lua: A Cratera Boussingault

Space Today
13 abr 2018

BOUSSINGAULT é enorme uma cratera de impacto de morfologia complexa, localizada muito próxima do limbo sudeste lunar, nas coordenadas selenográficas LAT: 70° 24? 00? S, LON: 054° 42? 00? E. Ela apresenta 142 Km de diâmetro e 5,64 Km de profundidade. Por sua proximidade com o limbo, apesar de ser circular, apresenta-se com formato de elipse. Essa diferenciada cratera homenageia Jean-Baptiste Joseph Dieudonné Boussingault (1801 – 1887), que foi um químico francês que fez contribuições significativas para a ciência agrícola, ciência petróleo e metalurgia.

BOUSSINGAULT, provavelmente, apresentava originalmente, quando foi criada, todas as características de uma típica cratera de morfologia complexa, inclusive com a presença de um pico central. Porém, o que tornou essa cratera especial e diferenciada, foi um impacto subsequente, aleatório mas certeiro, que atingiu um pouquinho para fora do centro do piso original de BOUSSINGAULT, produzindo a grande cratera Boussingault A (diâmetro: 72 Km, coordenadas selenográficas: LAT: 69.9° S, LON: 54.0° E), que fez desaparecer para sempre o pico central de BOUSSINGAULT. Esse evento criou um anel duplo enclausurado na estrutura física da Cratera BOUSSINGAULT . Mais tarde, um novo impacto produziu a cratera Boussingault K (diâmetro: 29 Km, coordenadas selenográficas: LAT: 68.9° S, LON: 50.9° E), por sobre a borda norte de BOUSSINGAULT.

Impactos aleatórios, porém certeiros, realmente podem ter acontecido no passado lunar, principalmente levando-se em consideração a enorme quantidade de crateras existentes, de todos os tamanhos e profundidades, na superfície da Lua.

Fonte:

http://vaztolentino.com.br/imagens/7661-Cratera-BOUSSINGAULT#photo_description

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.