Como viver em Marte: moradia marciana é apresentada pela NASA

Space Today
2 jan 2017

Por Yara Laiz Souza

Viajar para Marte já é um sonho compartilhado por muitos astronautas ao redor do mundo. Após sair do imaginário dos cientistas, as ideias de colonização do planeta vermelho ganham planos cada vez mais reais e, passo a passo, ganham desenhos e projeções de possibilidades incríveis. Uma moradia para astronautas, chamado Mars Ice Home, foi desenvolvido pela NASA e apresentado como uma alternativa de permanência a longo prazo em Marte.

Credits: NASA/Clouds AO/SEArch

Inspirado nas moradias iglu, o Mars Ice Home é um conceito de moradia marciana que nasceu a partir de um grupo de especialista da NASA em parceria com designers e arquitetos de várias partes do mundo. O projeto foi selecionado no âmbito do Fundo de Inovação do Centro de Tecnologia Espacial (STMD sigla em inglês).

Para o nascimento dessa ideia foram necessários algumas reuniões e debates que aconteceram no Langley’s Engenieering Desing Studio nos EUA. “Depois de um dia dedicado à identificação de necessidades, objetivos e restrições rapidamente avaliamos muitas ideias malucas, fora da caixa e finalmente convergimos para o atual projeto do Ice Home que nos fornece uma solução completa de engenharia”, comenta Kevin Vipavetz, um dos parcitipantes do grupo.

O Mars Ice Home é uma casa em formato de iglu inflável com um corredor feito de tubos e cercado por uma concha de água e gelo. As vantagens do design em formato de iglu são várias: é leve e pode ser transportada usando robótica simples e, em seguida, ser enchido com água; além disso, incorpora alguns materiais extraídos de Marte e pode ser usado também para ser convertido em combustível para veículos marcianos de subida: sua estrutura funciona como um tanque de armazenamento que pode ser carregado para a próxima tripulação.

Credits: Courtesy of Kevin Kempton

Além disso, a água que envolve a moradia é rico em hidrogênio que protege muito bem contra os raios cósmicos galácticos. Estes raios preocupam bastante todos os planos de colonização marciana pois são raios extremamente nocivos a saúde humana.

Sendo assim, o Mars Ice Home é uma proposta confortável que substitui totalmente os habitats subterrâneos. A espessura do gelo que também será usada ao redor da moradia irá ajuda a dispersar a exposição a radiação principalmente nos dormitórios.

Uma parte interessante do projeto foi a seleção dos materiais que serão usados para a construção da moradia. “Os matérias que compõe o Ice Home terão que suportar muitos anos no ambiente marciano nocivo severo incluindo radiação ultravioleta, radiação de partículas carregadas, tempestades de poeira dentre outras coisas” comenta Sheila Ann Thibealt, participante do grupo.

O projeto está em fase final de análises e ajustes e um protótipo foi montado. A partir de 2020 poderemos ver esta moradia incrível em ação e ver um aparte importante da história da astronáutica sendo escrita.

 

Veja mais:

A New Home on Mars: NASA Langley’s Icy Concept for Living on the Red Planet: https://www.nasa.gov/feature/langley/a-new-home-on-mars-nasa-langley-s-icy-concept-for-living-on-the-red-planet

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários