fbpx

Cientistas Convertem os Dados Registrados Pela Sonda Cassini em Música

A música não é algo que pode ser criado só na Terra, existe sons em todos os lugares, no nosso Sistema Solar, no nosso universo. A sonda Cassini da NASA está chegando no final da sua missão dentro de poucas semanas, mas as mensagens que ela mandou para a Terra poderão ser ouvidas por anos e anos, pois um grupo de cientistas traduziu os dados da Cassini em música.

A Universidade de Toronto, disse que uma equipe de astrofísicos pegou a ressonância orbital dos satélites, e da poeira de partículas nos anéis de Saturno e converteu essas frequências geradas pela influência gravitacional de corpos celestes  em sons que nós humanos podemos perceber. O resultado são duas faixas musicais que foram essencialmente feitas com um instrumento a milhões de quilômetros de distância.

A Cassini coleta dados que faz esse tipo de conversão musical possível. Essa sonda operou por muitos anos e já está preparada para seu mergulho final em Saturno.

“Para celebrar o Grand Finale da missão da sonda Cassini, nós convertemos os dados obtidos do planeta, dos seus satélites e de seus anéis em duas peças musicais”, disse Matt Russo.

Ele e o astrofísico Dan Tamayo, bem como o músico Andrew Sataguida, aumentaram a frequência das ressonâncias orbitais em 27 oitavas para poder criar as peças musicais.

“O que você ouve nas peças são as frequências verdadeiras dos satélites apenas ajustadas para que o ouvido humano possa escutar”, disse Russo.

O projeto também incluiu fazer uma escultura de madeira dos anéis de Saturno o que permite que as pessoas possam seguir a música com um sentindo mais físico. Isso também permite visualmente se ter uma noção de qual anel está sendo representado em cada parte da música.

A segunda peça musical representa os sons capturados de dois satélites irregulares de Saturno, Janus e Epimeteu, que orbitam o planeta praticamente da mesma distância. Os satélites estão numa brincadeira de pega-pega ao redor do planeta e trocam de lugar de tempos em tempos.

“Juntos os satélites tocam um uníssono mas com um ritmo constantemente sendo desviado e que se repete a cada oito anos, ou seja, a dança dos satélites de Saturno agora tem uma faixa musical”, disse Russo.

Só lembrando que não é a primeira vez que ouvimos os sons de Saturno, em Maio de 2017, o JPL lançou arquivos de áudio onde era possível ouvir o som da passagem da Cassini por Saturno. O som apenas representa ruídos das partículas carregadas que a Cassini encontrou na sua jornada, dessa vez, os sons foram interpretados como música. Aproveitem.

Fonte:

http://www.ibtimes.com/scientists-convert-nasas-cassini-spacecraft-data-music-2584502

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo