fbpx

Chuva de Meteoros Numa Noite Sem Lua e a Beleza da Via Láctea

viz_2013_08_08-14_Perseidy_1500

Você viu a chuva das Perseidas, ou está vendo? Embora o pico da chuva anual de meteoros Perseidas ser previsto para a noite de 12 para a 13 de Agosto de 2015, a atividade de meteoros ainda irá continuar por alguns dias, sendo que o melhor momento para observar a chuva é, aqui no Brasil, depois das 3 horas da manhã. As Perseidas de 2015, têm uma grande vantagem, pois a sua máxima atividade acontecerá perto da Lua Nova, que será no dia 14 de Agosto de 2015. Como a Lua Nova não nascerá antes do amanhecer, até os meteoros mais apagados poderão ser observados de maneira fácil, sem ter a interferência da luz da Lua. A última vez que a chuva dos meteoros das Pereseidas aconteceu perto de uma Lua Nova foi em 2013. Foi nessa ocasião que foram feitas as imagens que foram então compostas para criar a imagem que podemos ver acima. As imagens foram feitas desde a Ilha Hvar, na costa da Croácia. A composição de campo vasto, inclui 67 meteoros surgindo da constelação de Perseus, onde fica o radiante das Perseidas, e as imagens foram feitas entre os dias 8 e 14 de Agosto de 2013, contra a apagada luz zodiacal e a faixa central da Via Láctea em segundo plano. A próxima chuva de meteoros Perseidas sem Lua, será em Agosto de 2018.

Só lembrando que no Brasil os melhores locais para a observação das Perseidas ficam na parte norte do país. Na região sudeste as condições não são muito favoráveis e no sul é pior ainda. O radiante, e a própria constelação de Perseus não fica muito alta no céu do Brasil.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap150813.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo