China Lança Satélite Para Monitorar Os Oceanos da Terra

Space Today
9 set 2018

Um satélite de observação marinha desenvolvido para monitorar a poluição dos oceanos, medir a temperatura do mar e rastrear o movimento dos navios, foi lançado com sucesso na última sexta-feira, dia 7 de Setembro de 2018, a bordo de um foguete Long March 2C.

O satélite Haiyang 1C foi lançado às 00:15, hora de Brasília, do dia 7 de Setembro de 2018, desde o Centro Espacial de Taiyuan, na província de Shanxi, localizada na porção nordeste da China.

Os oficiais chineses declararam que o voo do Long March 2C, marcou o vigésimo quarto lançamento espacial da China em 2018, e quebrando o recorde de maior número de lançamentos do país em um ano.

O foguete Long March 2C de dois estágios movido a combustível líquido entregou o satélite Haiyang 1C na sua órbita a aproximadamente 780 km acima da superfície da Terra, com uma inclinação de 98.6 graus.

A série de satélites Haiyang, palavra chinesa que significa oceano, é dedicada para a sobrevivência marinha, o monitoramento ambiental e a oceanografia.

O Hayang 1C irá monitorar a cor do oceano e a temperatura da água, fornecendo dados básicos para pesquisa sobre o ambiente oceânico global.

O satélite pesa 442 quilogramas no lançamento, de acordo com os dados fornecidos pela World Meteorological Organization. O Hayang 1C também carrega uma imageador de zona costeira para coletar imagens de média resolução e uma antena para detectar os sinais de localização de broadcast dos navios.

As medidas de cor do oceano do Haiyang 1C irão detectar a clorofila nos oceanos da Terra, os sedimentos em suspensão e a matéria orgânica solúvel. As informações do novo satélite chinês também irão ajudar os oficiais a determinarem a saúde dos estoques de peixe e outros recursos naturais.

A China lançou previamente três satélites de observação marinha: o Hayang 1A em 2002, o Haiyang 1B em 2007 e o Haiyang 2A, o primeiro de uma nova linha de satélites com diferentes instrumentos oceanográficos, em 2011. O Haiyang 1D, o próximo satélite na série, está programado para ser lançado em 2019.

Fonte:

https://spaceflightnow.com/2018/09/09/china-launches-satellite-to-monitor-worlds-oceans/

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.