conjuncao_venus_jupiter_pre_01

Chegou o Grande Dia – A Bela Conjunção de Júpiter e Vênus de 30 de Junho de 2015

Space Today
30 jun 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

conjuncao_venus_jupiter_pre_03

Chegou o grande dia, 30 de Junho de 2015, o dia da conjunção super próxima entre os planetas Júpiter e Vênus. Desde o início do mês de Junho de 2015, e mais precisamente, desde o dia 20 de Junho de 2015, quando a Lua se juntou a Vênus e Júpiter no horizonte oeste, estamos observando a aproximação dos dois planetas mais brilhantes do céu, até o dia de hoje, quando eles estarão muito próximos, podendo até mesmo ser confundidos como se fossem um único ponto de luz.

conjuncao_venus_jupiter_pre_02

Conjunções não são fenômenos assim tão raros, durante o decorrer de um ano é possível observar dezenas de conjunções entre planetas e também conjunções entre a Lua e planetas. Mas por que isso ocorre com tanta frequência? Uma explicação fácil, sem entrar em muitos detalhes, é pelo fato de que tanto os planetas como a Lua percorrem o céu aproximadamente na mesma faixa, chamada de eclíptica. Essa trajetória parecida entre os corpos celestes, facilita muito o encontro deles no decorrer do ano. As diferentes velocidades com as quais os planetas orbitam o Sol também é um fator decisivo para que as conjunções ocorram de maneira não tão rara.

conjuncao_venus_jupiter_pre_01

Mas se as conjunções não são raras, por que essa é especial? Pois bem, um primeiro fato é porque essa conjunção será entre os dois planetas mais brilhantes que são visíveis da Terra, Vênus (o mais brilhante) e Júpiter (o segundo mais brilhante), isso faz com que a conjunção entre os dois seja um belo fenômeno para ser assistido. Além disso, a conjunção de 30 de Junho de 2015, fará com que os dois planetas fiquem bem próximos um do outro, uma distância aparente de cerca de 21 minutos de arcos, algo aproximado a metade do diâmetro aparente da Lua Cheia no céu.

Uma pergunta que todos devem estar se fazendo nesse momento, é, como observar a conjunção? A conjunção pode ser tranquilamente observada a olho nu, não tem problema algum quanto a isso, ela acontecerá logo após o Sol se pôr na parte oeste do céu, e os dois planetas serão alvos fáceis de serem observados. Aproveitando, já queria deixar aqui uma intimação a todos que estejam lendo esse post, saiam de casa amanhã, por volta das 18:30, e observem esse belo presente que a natureza nos proporcionará.

Se para você, observar só não é o suficiente, vão aqui algumas dicas legais para você tentar registrar e fotografar o fenômeno. Primeiro, qualquer um pode usar o seu aparelho celular. Embora a imagem não será detalhada, com a câmera do celular é possível criar composições interessantes, incluindo outros objetos na cena, o que sempre traz uma certa dramaticidade ao registro.

conjuncao_venus_jupiter_pre_04

Se você tem aquelas câmeras digitais mais tradicionais e simples, tente ajustar o ISO dela em 100, colocar a câmera num tripé e registrar o fenômeno, com exposições de 5 a 10 segundos. Se você possui câmera um pouco mais sofisticadas, pode tentar alterar o ISO para uma sensibilidade maior, mas com uma exposição menor, evitando a granulação da imagem.

Além disso, o fenômeno pode ser fotografado via telescópios, o que pode gerar uma bela imagem, pois o planeta Vênus estará com cerca de 30% do seu disco iluminado, e o planeta Júpiter se apresentará com sua frota de satélites.

Portanto, de qualquer maneira, no dia 30 de Junho, por volta das 18:30, largue tudo que estiver fazendo e vá observar a bela conjunção entre Júpiter e Vênus, com certeza ela ficará marcada para sempre na sua retina.

conjuncao_venus_jupiter_pre_05

Quem fizer fotos, por favor, me marque no Facebook (Sérgio Sancevero), ou post na minha página SpaceToday, e se você usar o Twitter pode mencionar lá também usando o meu perfil SpaceToday1.

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1.

Boa diversão!!!

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • tiago rodolfo ribeiro

    Muito bom!! Parabéns !!
    Consegui ver com um binoculo muito legalllll!!!!

  • Wagner

    KD as fotos? Não fotografei esse alinhamento planetário imaginando que teriam muitas outras fotos melhores que a minha.