2016-09-23_12-39-44

Chegou a Hora de Colonizarmos o Sistema Solar?

Space Today
23 set 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

2016-09-23_12-39-44

Estamos realmente vivendo um momento espetacular da era espacial, muitos países, muitas empresas entrando nessa indústria, nessa “corrida”, os desenvolvimentos tecnológicos avançando de maneira surpreendente, sondas explorando os confins do nosso Sistema Solar e o nosso conhecimento sobre a nossa vizinhança cósmica só aumentando. Com tudo isso em mente, pode surgir a pergunta, será que chegou o momento de colonizarmos o Sistema Solar?

Essa é uma questão que tem profundas consequências e raízes, seja política, econômica e até mesmo científica, porém, tenha certeza que muitas pessoas ao redor do mundo estão pensando nisso, e não são pessoas quaisquer, milionários como Elon Musk e Jeff Bezos e a própria agência espacial russa a ROSCOSMOS estão com essa ideia bem aflorada.

No dia 26 de Setembro de 2016 começa em Guadalajara no México um dos congressos mais esperados da área de astronáutica, o chamado International Astronautical Congress, nesse congresso, no dia 27, o CEO da SpaceX, Elon Musk irá fazer uma palestra, intitulada Making Humans a Multiplanetary Species, onde ele deve revelar os seus planos de colonizar o Planeta Vermelho, Marte. Essa é uma das palestras mais aguardadas do ano, pois desde o início de 2016, sabia-se que em Setembro ele iria falar sobre isso.

new-glenn-large2

Além disso, recentemente, outro milionário, o Jeff Bezos, dono da Amazon e da empresa espacial Blue Origin, revelou a ideia de construir um foguete gigantesco, quase do tamanho do Saturno V e chamado de New Glenn. Qual a intenção de um foguete desses?  A ideia do Bezos e colonizar o Sistema Solar e para isso é preciso um foguete muito poderoso, mais poderoso do que o Falcon Heavy, do que o Delta Heavy e quase tão poderoso quanto o Saturno V.

2016-09-23_12-40-28

Se já não bastassem os milionários apresentando planos surpreendentes, a agência espacial russa, a ROSCOSMOS, anunciou também a sua ideia de colonizar a Lua em 2045. Depois de digamos “perder” a “corrida” espacial para os EUA na década de 60, quando os americanos pousaram o homem na Lua primeiro (pelo menos para aqueles que acreditam), a Rússia quer voltar com a corda toda para o nosso satélite, e não só pousar o homem e recolher algumas amostras, mas sim construir uma verdadeira colônia lunar.

Com tudo isso, veio a pergunta na minha cabeça, será que chegou então a hora de colonizarmos o nosso Sistema Solar, sairmos da Terra, nos estabelecermos em outros planetas? Quero a ajuda e a opinião de vocês, o que vocês acham, deixem nos comentários.

Fontes:

http://futurism.com/next-week-elon-musk-may-finally-reveal-his-plans-for-the-colonization-of-mars/

http://futurism.com/jeff-bezos-just-revealed-his-ambitious-plan-for-colonizing-our-solar-system/

http://futurism.com/one-country-space-race-russia-starts-moon-landing-trials-with-plans-to-colonize-by-2045/

Link para assistir o IAC 2016:

http://livestream.com/accounts/4426843/events/6315496/player?width=640&height=360&enableInfoAndActivity=true&autoPlay=true&mute=false

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Pronatec Eepadm

    Pra mim somos como bebês engatinhando pelo Cosmos. Quando os navegadores descobriram o dito Novo Mundo, ainda foram mais 100 anos pra realmente colonizarem e a navegação oceânica era o maior problema, pois ainda estavam no mesmo planeta, com ar e água abundante pra todos. Imagine em lugares sem ar, sem água, até com pouquíssima gravidade? A viagem é só o menor dos problemas. Vai demoraaaaaar pelo menos uns 400 anos ainda, acredito assim. Nossos tataranetos poderão ver isso. Nós poderemos ver desastres com esses bilionários malucos tentando.

    • Jean Luiz

      Na verdade não, a única coisa que realmente falta para colonizarmos marte, são alguns testes, treinamento e investimento. Creio que em menos de 10 anos já teremos tal capacitação, e em 20 anos já teremos humanos à caminho do planeta vermelho.

    • Jean Luiz

      E Complementando, o que gera exploração/colonização é economia. Os chineses e vikings foram povos que já haviam chegado às americas muito antes dos exploradores europeus, mas eles não tiveram interesse em tais terras pois não existia uma demanda pelos recursos ali presente, só muito tempo depois com a escassez de recursos na europa e aumento populacional, que eles resolveram procurar alternativas para seus problemas, e uma delas foi a exploração por recursos naturais, seguido da colonização, para reivindicar regiões.

  • Sim, acredito que já passou da hora do ser humano ultrapassar essa linha. Com a tecnologia atual somos capazes de manter uma colônia humana na lua com 10 astronautas, já é um começo. Com um pesado investimento, certamente podemos ir mais além.

    Não podemos sonhar com viagens estelares ainda, mas consolidar nosso domínio no sistema solar interno creio que podemos sim.

    Seria essencial para esse objetivo a criação de uma Agência Espacial Internacional, visto que unificação dos programas espaciais existentes causariam inúmeros problemas quanto transferência de tecnologia sensível (o que é compreensível), essa AEI financiada pelos países mais poderosos do mundo e também pelos grandes conglomerados econômicos daria um gás na exploração, visto que não seria interrompido nem sofreria com cortes de orçamento.

  • Lia

    Acredito que a colonização de outros mundos é um tanto polêmica e fascinante, por um lado defendo a alegação de sermos tecnologicamente capazes de efetuar tal atrocidade e sujeitos à colonização espacial futuramente, porém, há questões minuciosas a serem tratadas, por exemplo, a “paz” sobre o território x, quem iria montar sua base primeiro (o que não certamente, seria resolvido com uma Agência Espacial Internacional tendo em vista as posteriores disputas), o transporte e construção de estruturas, suporte para vida humana, a criação da AEI como o Tiago mencionou, e principalmente o financiamento disso tudo. Se levar o homem ou espaçonaves a outros mundos requer colossais investimentos, imagina hospedá-los nestes mesmos.

    • Jean Luiz

      creio que as dificuldades sejam apenas iniciais, se resumindo apenas ao primeiro grupo de colonização, após isso, caso haja sucesso, os recursos e experiências obtidas poderão ser aplicadas em outras missões, eventualmente diminuindo os custos e por fim gerando lucros.

      • Lia

        Espero que assim seja!