Chariklo – Um pequeno objeto que pode revelar os segredos dos planetas gigantes

Space Today
4 jan 2018

Por: Nicolas Louzada

Durante séculos, Saturno dominou como sendo o único objeto do sistema solar a ostentar anéis. Aos poucos, foram descobertos anéis também em Júpiter, Urano e Netuno. Porém, todos estes são gigantes massivos compostos de gelo e gás.

Chariklo, objeto classificado como um Centauro (corpos menores que orbitam entre Júpiter e Saturno, com características tanto de asteróides como de cometas), apareceu para mudar este cenário. Com apenas 240 quilômetros, possui anéis igualmente reduzidos.

Um grupo de astrônomos amadores e profissionais observou Chariklo 12 vezes entre 2014 e 2016 usando telescópios ao redor do mundo. Eles confirmaram que o centauro tem dois anéis circulares e muito finos. O primeiro, conhecido como C1R, tem um tamanho entre 5 a 7.5 quilômetros. O segundo, C2R, entre 0.1 e 1 quilômetro. Estes anéis estão separados entre si por uma distância de 15 quilômetros.

Os primeiros estudos de Chariklo propuseram que o material observado ao redor do objeto era expelido diretamente do próprio centauro. Mas ainda não é um fato confirmado já que não se encontraram jatos massivos liberando material.

Curiosidade: Pequenos sistemas de anéis são mais comuns no sistema solar do que os pesquisadores imaginavam. Outro centauro, Quiron, talvez também tenha anéis, embora ainda não seja uma informação confirmada. No Cinturão de Kuiper, o planeta anão Haumea tem um conjunto maior de anéis.

Quando novamente Chariklo vai passar em frente à uma estrela, para ser estudado por meio de ocultação é o maior desafio, diz Diane Berard do observatório de Paris.

Observar e estudar estes anéis podem ajudar os cientistas a entender de onde vieram. Neste momento, há inúmeras possibilidades, desde destroços de uma antiga lua a ação da gravidade de Chariklo reunindo material enquanto atravessa o espaço.

Fonte: https://www.space.com/39261-ringed-asteroid-chariklo-giant-planets-secrets.html

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.