image

Ceres – O Alvo da Missão Dawn da NASA

Space Today
3 jan 2015

image

observatory_150105Descoberto no dia 1 de Janeiro de 1801, por Giuseppe Piazzi, da Itália, Ceres é o maior objeto no cinturão de asteroides – a faixa do sistema solar localizada entre as órbitas de Marte e Júpiter. No dia 6 de Março de 2015, a sonda Dawn da NASA chegará em Ceres, marcando a primeira vez na história que uma sonda orbitou dois objetos do Sistema Solar. A sonda Dawn explorou anteriormente o protoplaneta Vesta, por 14 meses, de 2011 a 2012, capturando imagens detalhadas e dados sobre o objeto. A Dawn entrou na sua fase de aproximação em direção a Ceres, e nos próximos meses promete continuar melhorando sua visão do objeto antes da sua chegada. No final do mês de Janeiro de 2015, as imagens feitas pela sonda e os outros dados por ela obtidos serão os melhores já conseguidos do planeta anão.

Essa imagem do Ceres, foi feita pela Advanced Camera for Surveys, do Telescópio Espacial Hubble entre os meses de Dezembro de 2003 e Janeiro de 2004. As imagens feitas de Ceres e Vesta pelo Hubble ajudaram os astrônomos a planejarem o tour da sonda Dawn. Os astrônomos melhoraram a nitidez da imagem para ressaltar algumas feições presentes na superfície de Ceres, incluindo regiões brilhantes e escuras que podem ser feições de impacto presentes no asteroide. as observações foram feitas na luz visível e na luz ultravioleta.

As cores representam as diferenças entre regiões relativamente azuis e vermelhas. Essas diferenças podem estar presentes simplesmente devido a variação na superfície entre os diferentes tipos de materiais que constituem o planeta anão Ceres. A forma arredondada sugere que seu interior é dividido em camadas como os outros planetas terrestres, como a Terra. Ceres pode ter um núcleo interno rochoso, um manto congelado e uma fina e empoeirada crosta externa, tudo isso, inferido a partir da sua densidade e da sua rotação de 9 horas. Ceres tem aproximadamente 950 quilômetros de diâmetro.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/ceres-target-of-nasas-dawn-mission/#.VKfvX4HA2rU

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Alexsandro

    Bacana o post…