fbpx

Cavidades no Interior de Crateras de Asteroides Indicam a Presença de Gelo Enterrado

Os terrenos repletos de cavidades dentro de crateras novas em Ceres são similares aos terrenos vistos em Marte e em Vesta, e provavelmente são formados pela rápida evaporação da água em subsuperfície, diz um novo estudo.

“Os terrenos repletos de cavidades podem ser marcadores morfológicos comuns material rico em voláteis perto da superfície dos objetos do cinturão de asteroides”, diz o principal pesquisador do estudo.

Para qualquer lugar que mandamos uma sonda no Sistema Solar, nós sempre estamos perguntando, existe água? Existe gelo? Ambas as questões são importantes pois nós estamos interessados na habitabilidade, e porque a água é uma fonte que será necessária para uma exploração tripulada.

Quando as crateras com cavas internas foram descritas pela primeira vez em Marte, elas foram citadas como evidências que mesmo nas regiões secas nas latitudes mais baixas de Marte existiam regiões ricas em gelo. Quando o material em cavas foi descoberto em Vesta, surgiu um debate sobre se a água que formou as cavidades era do próprio Vesta, ou se os impactos que atingiram que levaram a água até ele.

Agora, os pesquisadores descobriram o mesmo tipo de feição morfológica em Ceres, e as evidências que o gelo na subsuperfície de Ceres domina a formação das cavidades. Encontrar esse mesmo tipo de feição em três diferentes objetos, sugere que cavidades similares podem ser encontradas em futuros asteroides que serão explorados, e que as cavidades podem marcar os melhores lugares para se procurar gelo nesses objetos.

Foram usados modelos numéricos para investigar a formação das cavidades em Ceres, e foi investigada a relativa importância do gelo de água e dos voláteis no desenvolvimento das cavidades. Os pesquisadores concluíram que o gelo de água provavelmente tem um papel fundamental no desenvolvimento de cavidades em Ceres. Terrenos com cavidades similares serão de interesse para futuras missões de exploração a asteroides, tanto para a astrobiologia como para a própria utilização do recurso.

Fonte:

https://phys.org/news/2017-07-pitted-materials-craters-ice-asteroids.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo