image_2452-SNR-Cassiopeia-A-3D-Map

Cassiopeia A: Astrônomos Criam Mapa 3D do Interior da Remanescente de Supernova

Space Today
31 jan 2015

image_2452-SNR-Cassiopeia-A-3D-Map

observatory_150105Os astrônomos Dr. Dan Milisavljevic do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e o Dr. Robert Fesen do Dartmouth College geraram um mapa tridimensional do interior de uma remanescente de supernova recente, ou seja, uma SNR, conhecida como Cassiopeia A, revelando que ela é composta no mínimo por seis gigantescas cavidades.

Para gerar o mapa, os cientistas examinaram a SNR Cassiopeia A no comprimento de onda do infravermelho próximo, usando o Telescópio Mayall de 4 metros localizado no Observatório Nacional de Kit Peak, em Tucson, no Arizona.

Análises espectroscópicas permitiram que a equipe medisse as velocidades de expansão do material extremamente apagado no interior da remanescente, o que forneceu os dados fundamentais para o mapeamento tridimensional.

Os cientistas descobriram que as grandes cavidades no interior parecem estarem conectadas, com os grandes anéis previamente observados de detritos que geram o brilho e fazem com que a concha externa da remanescente seja claramente visível.

“Nosso mapa tridimensional é uma visão rara dentro de uma estrela que explodiu”, notou o Dr. Milisavljevic, que é o principal autor de um artigo publicado na revista Science e que apresenta esses resultados.

As duas cavidades mais bem definidas tem cerca de 3 e 6 anos-luz de diâmetro, e o arranjo como um todo lembra a estrutura de queijo Suíço.

As cavidades em forma de bolha foram provavelmente criadas pelas plumas radioativas de níquel-56 gerado durante a explosão da estrela.

Como o níquel decairá para formar ferro, a equipe prevê que as bolhas do interior da Cassiopeia A devem ser enriquecidas com uma massa de ferro equivalente a um décimo da massa solar.

Fonte:

http://www.sci-news.com/astronomy/science-cassiopeia-a-3d-map-supernova-remnants-interior-02452.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários