pia18354-1041

Cassini Faz Bela Imagem Que Revela A Distribuição e a Quantidade de Metano na Atmosfera de Saturno

Space Today
1 fev 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia18354-1041

Nem sempre é preciso ter imagens coloridas para se saber a composição de um determinado planeta ou de um objeto que se está estudando. Nessa bela imagem de Saturno feita pela sonda Cassini, as faixas claras e escuras representam a assinatura do metano presente na atmosfera do planeta.

A imagem foi feita em comprimentos de onda da luz que são absorvidos pelo metano presente em Saturno. As áreas escuras são as regiões onde a luz viaja mais profundamente na atmosfera, ou seja, passando por mais metano, antes de ser refletida e espalhada pelas nuvens e então sair para fora da atmosfera. Nessas imagens, quanto mais profundo a luz vai, mais ela é absorvida pelo metano e mais escura a região aparece em Saturno.

A lua Dione com seus 1123 quilômetros de diâmetro, flutua abaixo dos anéis na parte direita da imagem. As sombras geradas pelos anéis também são visíveis aqui no hemisfério sul do planeta.

Essa imagem foi feita com a câmera da Cassini apontada para o lado não iluminado dos anéis, a apenas 0.3 graus abaixo do plano dos anéis. A imagem foi feita com a câmera de grande angular da Cassini no dia 26 de Setembro de 2015, usando um filtro espectral que preferencialmente admite comprimentos de onda de luz do infravermelho próximo centrado em 728 nanômetros.

A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 1.32 milhões de quilômetros de Saturno e a escala da imagem é de 79 quilômetros por pixel. Dione teve seu brilho realçado por um fator de dois para que fosse mais bem visível nessa imagem.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA, AEI. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e duas de suas câmeras de bordo, foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagem fica baseado no Space Science Institute em Boulder no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:

http://saturn.jpl.nasa.gov e

http://www.nasa.gov/cassini.

O site da equipe de imageamento da Cassini, é:

http://ciclops.org.

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia18354/methane-saturn

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários