Buracos Negros Podem Transformar Exoplanetas – Space Today TV Ep.1128

Muita gente sempre pergunta, o que aconteceria se a Terra estivesse próxima a um buraco negro supermassivo, será que nós existiríamos ainda, como seriam as coisas nos planetas do Sistema Solar, essas são questões que sempre aparecem.

Felizmente, o buraco negro no centro da nossa galáxia, está a uma distância segura, cerca de 26 mil anos-luz de distância da Terra, o que não nos afeta diretamente em nada, mais perto da Terra, temos outros buracos negros, mas esses de massa estelar, que também não causam tanto efeito.

Mas e se um planeta existir ali, nas imediações do centro da Via Láctea, relativamente perto do Sagittarius A*?

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores resolveu fazer esse estudo.

Estudaram o efeito da radiação de alta energia que é emanada do disco de acreção do buraco negro num planeta localizado a aproximadamente 70 anos-luz de distância do buraco negro.

O estudo mostrou que a radiação de alta energia do Sagittarius A* poderia soprar para longe uma boa parte da espessa atmosfera gasosa de um exoplaneta do tipo mini-Netuno, deixando para trás um exoplaneta que seria então uma super-Terra rochosa.

As super-Terras são um dos tipos de exoplanetas mais descobertos pelos astrônomos, e a sua formação poderia ser exótica.

Para os pesquisadores, esse processo de formação, ou melhor de transformação seria a maneira mais comum com a qual uma super-Terra se forma no centro da galáxia.

Falando de habitabilidade desses exoplanetas, alguns poderiam sim existir na zona habitável de suas estrelas, mas a vida ali seria complicada, devido a alta taxa de explosão de alta energia emitindo raios-gamma geradas por supernovas e a própria radiação emitida pelo buraco negro que podera erodir por completo a atmosfera de um exoplaneta acabando com a vida.

Mas, um exoplaneta ali, já que é uma região repleta de estrelas, poderia ser capturado por uma estrela, e ser retirado dali, ou poderia ser jogado em direção ao buraco negro, dependendo do tipo de perturbação que ele sofreria.

É meio contra-intuitivo, mas num ambiente tumultuado como esse, poderia ter o favorecimento de um tipo de panspermia onde a vida é passada via contato interplanetário ou interestelar.

Detectar exoplanetas no centro da Via Láctea, não é uma tarefa fácil, é uma região repleta de gás, poeira, e muitas estrelas, o que dificulta muito a detecção, mas os telescópios de nova geração, como o ELT, poderiam buscar por exoplanetas sim nessa região, ou usando a técnica do trânsito, ou utilizando o estudo da estrela e buscando por traços de elementos atmosféricos de exoplanetas.

Os astrônomos que realizaram esse estudo, esperam agora a inauguração dos novos telescópios de próxima geração para tentar encontrar esses exoplanetas e estudá-los da melhor forma possível.

Artigo:

Padrim do Space Today Para a Volta das Lives!!!

Seja meu Patrão:

=====================================================

Seja um apoiador do Space Today:

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!