Bela Imagem de Dione Feita Pela Sonda Cassini

Space Today
12 mar 2018

A sonda Cassini fez esse belo registro do satélite Dione de Saturno, no dia 23 de Julho de 2012. Dione, tem cerca de 1123 km de diâmetro. Sua densidade sugere que cerca de um terço do satélite é composto de um núcleo denso, provavelmente rochas silicatadas, com o resto do material sendo gelo de água. Na temperatura média de Dione que é de -186 graus Celsius o gelo é tão duro que se comporta como uma rocha.

A imagem acima foi feita com a câmera de ângulo restrito da Cassini, a uma distância aproximada de 418000 quilômetros de Dione, usando um filtro polarizador e um filtro espectral sensível à luz verde.

A sonda Cassini encerrou a sua missão no dia 15 de Setembro de 2017.

A missão da Cassini foi um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerenciou a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e as suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica no Space Science Institute em Boulder no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite: https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassini.

O site da equipe de imagens da Cassini é o:

http://ciclops.org.

Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia17197/dramatic-dione

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!