Bela Imagem da Sonda Cassini Mostra o Satélite Natural Dafne Dentro da Falha de Keeler

Space Today
6 nov 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Dafne, um dos pequenos satélites naturais de Saturno que ficam mergulhados nos anéis do planeta, é visto aqui nessa imagem criando ondulações, enquanto orbita o planeta dentro de um gap, ou uma falha, entre as linhas de partículas congeladas do anel.

A imagem acima foi feita pela sonda Cassini, que recentemente concluiu seus incríveis 13 anos de odisseia no sistema de Saturno.

Imagens como essa, fornecem aos cientistas uma visão detalhada das complicadas interações entre um satélite natural e os anéis do planeta, bem como as interações entre as próprias partículas dos anéis.

Dafne tem apenas 8 km de diâmetro, mas sua gravidade é poderosa o suficiente para corromper as pequenas partículas do Anel-A que marca a borda de uma falha nos anéis, chamada de Falha de Keeler. À medida que o satélite natural se move através da Falha de Keeler, feições parecidas como uma onda são criadas tanto no plano vertical como no plano horizontal.

Três cristas de ondas de tamanho diminuto podem ser vistas aqui na passagem do satélite natural. Em cada crista subsequente, a forma da onda se desenvolve à medida que as partículas que forma os anéis dentro das cristas se colidem.

Se você olhar em detalhe o pequeno satélite, poderá ver uma fina presença de material do anel que parece ter sido diretamente arrancado do Anel-A pelo satélite Dafne.

A imagem foi feita na luz visível, usando a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini a uma distância de aproximadamente 28 mil quilômetros de Dafne, e a escala da imagem é de 168 m/pixel.

Fonte:

https://phys.org/news/2017-11-image-saturn-moon-daphnis-keeler.html

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.