A cosmic couple

Bela Imagem da Nebulosa M1-67 Feita Pelo Telescópio Espacial Hubble

Space Today
15 ago 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A cosmic couple

Essa dramática explosão de cores, mostra um objeto cósmico com uma história igualmente dramática. Envelopada dentro de nuvens de gás e poeira que formam uma nebulosa conhecida como M1-67, está a brilhante estrela denominada de Hen 2-247, outrora conhecida como WR 124.

Essa estrela é tão intensa como a cena ao seu redor. Ela é uma estrela do tipo Wolf-Rayet, um tipo raro de estrela conhecida por ter uma alta temperatura na superfície, cerca de 25000 graus Celsius (só por comparação a temperatura na superfície do Sol é de 5500 graus Celsius), e uma enorme massa que varia de 5 a 20 vezes a massa do Sol. Essas estrelas estão constantemente perdendo grande quantidade de massa através de ventos que continuamente sopram de sua superfície para o espaço.

A Hen 2-247 é responsável por criar toda a cena mostrada aqui e que foi registrada pelo Telescópio Espacial Hubble. A estrela, acredita-se ser uma estrela massiva nos últimos estágios de sua evolução, e que expeliu o material que forma a M1-67 a cerca de 10 milhões de anos atrás, talvez através de múltiplas ejeções para formar o anel de expansão.

Desde então, a estrela tem continuamente inundado a nebulosa com massivas concentrações de gás e com uma intensa radiação ionizante, através de violentos ventos estelares, dando forma e esculpindo a sua evolução. A M1-67, tem a forma aproximada de um anel, mas perde uma estrutura clara, ela é essencialmente uma coleção de grandes e massivos nós de gás super aquecidos aglomerados ao redor de uma estrela central.

A Hen 2-247 e a M1-67, localizam-se a cerca de 15000 anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Sagitta. Essa imagem foi adquirida com a Wide Field Camera 2 do Hubble, usando dados da luz visível, e foi lançada originalmente no ano de 2015.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2016/08/Hubble_s_fireball

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários