Bela Imagem da HiRISE Mostra Taludes Congelados em Marte

Space Today
25 dez 2014

image

observatory_150105Essa imagem de uma área da superfície de Marte, com aproximadamente 1.5 por 3 quilômetros de tamanho, mostra valas congeladas no talude sul de uma cratera.

Nessa época do ano, somente os taludes voltados para o sul retêm o gelo, enquanto que os taludes voltados para o norte tem o seu gelo derretido. As valas não são os únicos processos geológicos ativos acontecendo nessa imagem. Uma pequena cratera é visível na base do talude.

A imagem acima, foi adquirida no dia 30 de Novembro de 2014, pela High Resolution Imaging Science Experiment, ou HiRISE, um dos seus instrumentos a bordo da sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter, a Universidade do Arizona em Tucson, opera a HiRISE que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Projeto Mars Reconnaissance Orbiter para o Science Mission Directorateda NASA em Washington.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/frosty-slopes-on-mars/#.VJyTtAIAN8

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários