image_3448e-LkCa-15

Astrônomos Registram Imagem de Um Exoplaneta Se Formando Ao Redor de Uma Jovem Estrela

Space Today
20 nov 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_3448e-LkCa-15

Uma equipe de astrônomos registrou uma foto de um exoplaneta em formação.

O exoplaneta em questão é o LkCa 15b. Ele foi descoberto em 2011 pelos astrônomos Adam Kraus e Micahel Ireland usando o telescópio Keck II.

O LkCa 15b reside num jovem sistema de três planetas, chamado de LkCa 15, localizado a aproximadamente 450 anos-luz de distância da Terra na constelação de Taurus.

O sistema também contém dois outros exoplanetas, o LkCa 15c e o LkCa 15d, além de um tipo especial de disco protoplanetário com um vazio.

De acordo com os astrônomos, esses tipos de discos protoplanetários se formam ao redor de estrelas jovens usando detritos deixados para trás depois da formação da estrela.

Suspeita-se que os planetas então se formem dentro do disco, varrendo a poeira e os detritos para longe à medida que o material cai nos planetas ao invés de se manter no disco ou de cair na estrela. Um vazio é então criado onde os planetas residem.

“Nossas novas observações suportam essa visão. Nós estamos apenas agora sendo capazes de imagear objetos que estejam muito próximos e que sejam muito mais apagados que uma estrela próxima”, disse Stephanie Sallum, estudante de doutorado e membro da equipe na Universidade do Arizona, além de ser líder do artigo publicado na revista Nature.

Planetformation

“Só com o desenvolvimento de técnicas e de instrumentos de observação adequados, feitos pelos astrônomos da Universidade do Arizona é que foi possível fazer esse tipo de observação muito complicada”.

Sallum e os coautores observaram o LkCa 15b e dois outros exoplanetas no sistema, usando o Large Binocular Telescope de 8.4 metros localizado no Monte Graham no Arizona e o Telescope Magellan no Chile.

“Nós reportamos observações de óptica adaptativa do LkCa 15 que conseguiu pesquisar dentro do disco limpo. Com a precisa posição das fontes, registradas em múltiplas épocas, de 2009 a 2015, nós inferimos a presença de múltiplos companheiros nas órbitas Keplerianas”, escreveram os astrônomos na Nature.

“Nós detectamos diretamente emissões de H-alpha do companheiro mais interno, o LkCa 15b, evidenciando um gás quente, com temperatura de cerca de  10000 K, caindo profundamente num protoplaneta em formação”.

“Essa é a primeira vez que nós fazemos a imagem de um planeta que nós podemos dizer ainda está em formação”, disse Sallum.

“Resultados como esse só são possíveis com a aplicação de uma nova tecnologia bem avançada, com relação às observações de estrelas. E é algo realmente espetacular ver os impressionantes resultados dessas pesquisas”, adicionou o coautor Prof. Peter Tuthill, da Universidade de Sydney.

Fonte:

http://www.sci-news.com/astronomy/lkca-15b-image-exoplanet-forming-young-star-03448.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários