asteroide_2004_bl86_01

Asteroide 2004 BL86 Passará Com Segurança Pela Terra Em 26 de Janeiro de 2015

Space Today
15 jan 2015

asteroide_2004_bl86_01

observatory_150105Um asteroide, designado de 2004 BL86, passará de maneira segura pela Terra, a uma distância equivalente a três vezes a distância entre a Terra e a Lua no dia 26 de Janeiro de 2015. A partir do seu brilho refletido, os astrônomos estimam que o asteroide tem cerca de 500 metros de diâmetro. O sobrevoo do 2004 BL86 será a passagem mais próxima da Terra de uma rocha espacial desse tamanho até a passagem do asteroide 1999 AN10 que acontecerá em 2027.

No momento da sua aproximação maior da Terra, em 26 de Janeiro, o asteroide estará a uma distância de 1.2 milhões de quilômetros da Terra.

“Segunda-feira, dia 26 de Janeiro de 2015 será o momento em que o asteroide 2004 BL86 estará mais perto da Terra, no mínimo pelos próximos 200 anos”, disse Don Yeomans, que está aposentado como gerente do Near Earth Object Program Office da NASA no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, na Califórnia, depois de ocupar o cargo por 16 anos. “E como ele não ameaça a Terra, nem agora e nem no futuro, é uma passagem bem próxima de um asteroide relativamente grande, de modo que nos fornecerá a chance única de observá-lo e aprender mais sobre ele”.

Uma maneira que os cientistas da NASA planejam aprender mais sobre o 2004 BL86 é observando-o com micro-ondas. A antena Deep Space Network da NASA em Goldstone, na Califórnia, e o Observatório de Arecibo em Porto Rico, tentarão adquirir dados científicos e gerar imagens com radar do asteroide, durante os dias antes e depois da sua maior aproximação com a Terra.

“Quando nós obtermos nossos dados de radar no dia depois da passagem mais próxima, nós teremos as primeiras imagens detalhadas”, disse o astrônomo Lance Benner do JPL, o principal pesquisador para as observações de radar feitas do asteroide desde Goldstone. “Atualmente, nós sabemos muito pouco sobre o asteroide, assim existem muitas surpresas a serem reveladas”.

O asteroide 2004 BL86 foi inicialmente descoberto no dia 30 de Janeiro de 2004 por um telescópio do projeto de pesquisa Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR) em White Sands no Novo México.

Espera-se que o asteroide seja observado por astrônomos amadores com pequenos telescópios e grandes binóculos.

“Eu posso pegar meus binóculos favoritos e dar uma olhada eu mesmo”, disse Yeomans. “Os asteroides são objetos especiais. Os asteroides, não somente forneceram os blocos fundamentais para a vida na Terra e muita de nossa água, mas no futuro, eles podem representar uma fonte muito valiosa de recursos minerais e outras fontes de recursos vitais. Eles também podem ser no futuro pontos de parada para abastecimento, para que a humanidade continue a explorar o nosso sistema solar. Existe muita coisa sobre os asteroides que faz com que queiramos olhar para eles com detalhe”.

O Near-Earth Object Program Office da NASA está experimentando sua primeira transição de liderança desde que foi formado a quase 17 anos atrás. No dia 9 de Janeiro de 2015, depois de uma carreira de 39 anos no JPL, Yeomans se aposentou. Paul Chodas, um membro de longa data do time de Yeomans, foi designado como novo gerente.

A NASA detecta, rastreia e caracteriza asteroides e cometas usando tanto telescópios em Terra como telescópios espaciais. Os elementos do Near-Earth Object Program são normalmente chamados de Spaceguard, eles descobrem esses objetos, caracterizam um subconjunto deles e identificam suas maiores aproximações para determinar se alguns deles podem ser potencialmente perigosos para o nosso planeta.

O JPL gerencia o Near-Earth Object Program Office para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, também em Pasadena.

Mais informações sobre os asteroides e sobre o NEO (near-Earth Objects) podem ser encontradas em:

http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch.

Para ficar atualizado sobre a passagem dessas rochas espaciais pela Terra, siga:

http://twitter.com/asteroidwatch

Asteroid2004BL86 (1)

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4441

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários