As Pequenas Joias de Saturno Registradas Pela Sonda Cassini

Space Today
29 jun 2017

Essa montagem de imagens da sonda Cassini da NASA mostra três pequenos satélites de Saturno que ficam bem perto de seus anéis: Atlas, Define e Pã, todos eles na mesma escala para facilitar a comparação.

Duas diferenças entre Atlas e Pã nessa imagem são óbvias. A faixa equatorial de Pã é muito mais fina e bem mais definida do que a concentração de massa central de Atlas, que parece ser menor do que Pã.

As imagens de Atlas e Pã foram feitas usando os filtros espectrais infravermelho, verde e ultravioleta, que foram combinados para criar essa imagem realçada, que destaca sutis mudanças de cores na superfície dos satélites nos comprimentos de onda que não são visíveis pelo olho humano.

A imagem de Dafne foi colorida usando a mesma imagem obtida em filtro verde para todos os três canais, e ajustada para ter uma aparência mais realística perto dos outros dois satélites.

Uma versão da montagem usando somente imagens monocromáticas pode ser vista abaixo.

Todas as imagens foram feitas usando a câmera de ângulo restrito da Cassini. As imagens de Atlas foram adquiridas no dia 12 de Abril de 2017, a uma distância de 16000 quilômetros e com o conjunto, Sol-Atlas-Cassini em fase com ângulo de 37 graus. As imagens de Pã foram feitas no dia 7 de Março de 2017 a uma distância de 26000 quilômetros com o conjunto em fase com ângulo de 21 graus. E as imagens de Dafne foram feitas no dia 16 de Janeiro de 2017 a uma distância de 28000 quilômetros com o conjunto em fase com ângulo de 71 graus. Em todas as imagens o norte está para cima.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e da ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão da Caltech em Pasadena, na Califórnia gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite:

http://saturn.jpl.nasa.gov e

http://www.nasa.gov/cassini.

O site da equipe de imageamento da sonda Cassini é:

http://ciclops.org.

Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21449/small-wonders

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!