As Intrigantes Nuvens de Vênus

Space Today
10 abr 2018

Nosso planeta irmão Vênus é um lugar dinâmico e incomum. Ventos fortes circulam ao redor do planeta, arrastando espessas camadas de nuvens com eles. Esses ventos se moem com tanta velocidade que eles apresentam algo que é chamado como super-rotação: na Terra ventos podem se mover com até um quinto da velocidade de rotação planeta, mas em Vênus, eles viajam 60 vezes mais rápido que o planeta.

Observações feitas pela sonda Venus Express da ESA, que orbitou Vênus de 2006 até 2014, e outras sondas, pesquisaram a fundo esse vento e as nuvens do planeta e descobriram alguns comportamentos peculiares.

O lado do planeta que está apontado para longe do Sol é mais misterioso ainda do que o outro lado, além de ser bem diferente também, ele mostra tipos de nuvens nunca vistas anteriormente, com uma forma e uma dinâmica própria, algumas nuvens parecem estar conectadas com feições na superfície do planeta.

A super-rotação parece se comportar mais caoticamente no lado noturno de Vênus do que no lado diurno, mas os pesquisadores que trabalham modelando o clima de Vênus, não sabem o porque disso. As nuvens no lado noturno, também criam diferentes padrões e formas, são grandes, onduladas, apresentam as vezes um padrão filamentar, as vezes um padrão mais em pedaços, e são dominadas por misteriosas ondas estacionárias. Essas ondas nascem dentro da atmosfera, e não se movem com a rotação do planeta, e parecem estar concentradas acima de regiões mais íngremes e mais altas, sugerindo que a topografia de Vênus afeta sim o que acontece nas camadas de nuvens do planeta.

Essas três imagens obtidas com a câmera da luz visível e do infravermelho da Venus Express mostra esses detalhes das nuvens de Vênus: as ondas estacionárias (imagem da esquerda), as instabilidade dinâmicas (a imagem do meio) e os misteriosos filamentos (a imagem da direita).

A sonda Venus Express foi lançada em 2005 e começou a orbitar Vênus em 2006, a sua missão terminou em Dezembro de 2014.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2018/04/Cloudy_Venus

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!