encelado_01

As Impressionantes Imagens da Lua Encélado de Saturno – by Cassini

Space Today
26 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

encelado_01

Os cientistas da NASA lançaram as melhores imagens da região extremo norte da lua Encélado de Saturno. As imagens foram coletadas enquanto a sonda Cassini passou a cerca-se 6000 quilômetros da lua congelada em 14 de Outubro de 205.

Os cientistas da missão Cassini esperavam que a região norte de Encélado fosse repleta de crateras com base nas imagens de baixa resolução feitas pela missão Voyager, mas as novas imagens de Ltda resolução da Cassini mostraram uma paisagem de contrastes marcantes.

encelado_02

“A região norte é cruzada por uma rede de fraturas emaranhadas que cruzam as crateras”, disse o Dr. Paul Helfenstein, um membro da equipe da Universidade de Cornell.

“Essas finas fraturas são onipresentes em Encélado, e agora nós podemos observar que elas se estendem pelos terrenos da região extrema norte”.

encelado_03

Desde a descoberta da Cassini em 2005 das fontes em contínua erupção de Encélado, a lua tornou-se um dos locais nos Sistema Solar mais promissores para se buscar por ambientes habitáveis atualmente.

encelado_04

Em Março de 2015, os cientistas da Cassini anunciaram evidências de que atividade hidrotermal pode estar ocorrendo no assoalho oceânico do interior da lua. Em Setembro, a equipe anunciou que o oceano, anteriormente pensado como sendo somente regional, era de fato global.

“A natureza global do oceano de Encélado e a inferência que um sistema hidrotermal possa existir na base do oceano, fortalece o caso de que essa pequena lua de Saturno, possa ter ambientes similares àqueles encontrados na base dos nossos oceanos”, disse o Dr. Jonathan Lunine, um membro da equipe e da Universidade de Cornell.

encleado_05

“É muito tentador imaginar que a vida poderia existir neste reino habitável, a bilhões de quilômetros do nosso lar”.

“Nós temos seguido as pistas de Encélado por 10 anos”, adicionou o Dr. Bonnie Buratti, membro da equipe do Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena.

encelado_06

“A qualidade de atividade na superfície e abaixo da superfície da lua tem sido uma grande surpresa para todos nós. Nós estamos tentando entender como tem sido essa história, e como ela tem acontecido”.

Depois do sobrevoo de 14 de Outubro, a sonda Cassini só irá sobrevoar Encélado mais duas vezes antes do final da missão da Cassini em 2017.

encelado_07

O próximo encontro está planejado para acontecer no dia 28 de Outubro de 2015, quando a Cassini passará a somente 49 km de distância da região polar sul de Encélado.

encelado_08

Durante o encontro a sonda irá fazer seu mergulho mais profundo pelas plumas de spray congelado, amostrando a química do oceano extraterrestre abaixo do gelo.

encelado_09

O sobrevoo final da Cassini por Encélado acontecerá em 19 de Dezembro de 2015, quando a sonda irá medir a quantidade de calor proveniente do interior da lua. Esse sobrevoo acontecerá a uma altura de 4999 km.

encelado_10

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/science-close-up-photos-enceladus-nasa-03348.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • José Agustoni

    Algumas dessas finas fraturas lembram aquelas também mostradas recentemente na planície Sputnik em Plutão.

    • Esses maravilhosos mundos congelados nos confins do Sistema Solar!!! valeu pelo comentário Zeca!!!