322457main_mro20090325b-browse

As Explosões de Estrelas e as Aranhas do Solo Marciano

Space Today
12 jan 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

322457main_mro20090325b-browse

A capa de gelo de dióxido de carbono sazonal de Marte erode belos terrenos à medida que sublima, ou seja, quando passa diretamente do estado sólido para o vapor, a cada primavera. Na região onde a câmera HiRISE da sonda MRO da NASA fez essa imagem, nós podemos observar vales que formam um padrão de explosão de estrelas. Em outras áreas esses vales radiais tem sido chamados de aranhas, simplesmente pela sua forma. Nessa região o padrão parece ser mais dendrítico, à medida que os braços dos canais se tornam mais numerosos, quanto mais se afastam do centro.

Acredita-se que esses vales são formados pelo fluxo de gás que ocorre abaixo do gelo sazonal através de aberturas por onde o gás escapa, carregando junto com ele poeira da superfície subjacente. A poeira cai na superfície de gelo formando depósitos em forma de leque.

Essa imagem cobre uma área de aproximadamente 1 km de diâmetro e foi feita pela câmera HiRISE em 4 de Fevereiro de 2009. A observação está centrada nas coordenadas 81.8 graus sul de latitude e 76.2 graus leste de longitude. A imagem foi feita às 16:56, hora local de Marte, e a cena é iluminada de oeste com uma incidência solar com ângulo de 78 graus, ou seja, com o Sol a 12 graus acima do horizonte marciano. Na longitude solar de 203.6 graus, a estação em Marte no momento da imagem era de outono no hemisfério norte do planeta.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a MRO para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A empresa Lockheed Martin Space Systems, em Denver, projetou e construiu a sonda. A câmera HiRISE é operada pela Universidade do Arizona, em Tucson, e o instrumento foi construído pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, no Colorado.

ESP_011842_0980_RED.browse

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/MRO/multimedia/mro20090325b.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários