As Crateras Com Halo em Plutão

Space Today
22 abr 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

nh-halo_context-scale_20160421

Dentro da região de Plutão, informalmente conhecida como Vega Terra, os cientistas da missão New Horizons, descobriram inúmeras crateras que chamaram atenção a primeira vista. Essas crateras se parecem com um aglomerado de halos brilhantes espalhados pela paisagem mais escura ao redor.

Essa região localiza-se quase que no limite oeste do hemisfério observado pela sonda New Horizons durante sua passagem por Plutão. A parte superior da imagem, em preto e branco, mostra algumas dezenas de crateras com halos. A maior cratera, na parte inferior direita, mede cerca de 50 km de diâmetro. As paredes brilhantes das crateras e seus anéis se destacam de seus assoalhos e do terreno ao redor, criando esse efeito de halo na imagem.

Na imagem inferior, uma composição de dados do instrumento LEISA da New Horizons indica uma conexão entre os halos brilhantes e a distribuição do gelo de metano, mostrado em roxo. Os assoalhos e o terreno entre as crateras mostra sinais de gelo de água, e foram coloridos em azul. Exatamente, o por que o gelo de metano brilhante se localiza nesses anéis e nessas paredes de crateras ainda é um mistério, também é um mistério o por que esse mesmo efeito não ocorre no resto da superfície de Plutão.

A imagem superior é um mosaico feito de duas imagens separadas obtidas pelo instrumento LORRI da New Horizons. Uma faixa de alta resolução de 232 metros por pixel é sobreposta a uma imagem de resolução mais baixa de 889 metros por pixel. As imagens foram obtidas a distâncias de 46400 e 171700 km de Plutão respectivamente, no dia 14 de Julho de 2015. Os dados do LEISA foram obtidos no mesmo dia, durante o momento em que os instrumentos escanearam Plutão com sua mais alta resolução, com a sonda New Horizons a 45500 km de Plutão e com uma resolução de 2.7 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/pluto-s-halo-craters

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários