As Cavidades e os Padrões Intrigantes da Planície Sputnik em Plutão

Space Today
16 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pluto-puzzling-pits-2

Quanto mais observamos Plutão, mais fascinante ele fica, isso não é só uma aparência, de acordo com as últimas imagens isso é uma verdade pura. Com seu proeminente coração, suas montanhas congeladas, e seu terreno com pele de cobra, Plutão já surpreendeu os cientistas da New Horizons com uma a variedade e com a complexidade das feições na sua superfície.

Agora, essa última imagem, da região do coração de Plutão, mostra o enigmático padrão celular da planície (na parte esquerda), bem como aglomerações incomuns de pequenas cavidades e vales (da parte inferior esquerda até a parte superior direita da imagem).

Os cientistas acreditam que essa área, informalmente conhecida como Planície Sputnik, é composta de gelos voláteis como nitrogênio sólido. Eles teorizam que as cavidades e os vales – normalmente com centenas de metros de comprimento e dezenas de metros de profundidade – são possivelmente formados pela sublimação ou evaporação desses gelos. Contudo, as razões para as formas e os alinhamentos dessas feições ainda é um mistério. O que intriga ainda mais é que mesmo nessa resolução, nenhuma cratera de impacto é visível, confirmando a juventude geológica extrema da Planície Sputnik.

“Plutão é estranho, de uma maneira boa”, disse Hal Weaver, cientista de projeto da New Horizons, no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins em Laurel, Maryland. “As cavidades, e a maneira como elas estão alinhadas, fornecem pistas sobre o fluxo de gelo, e a troca de voláteis entre a superfície e atmosfera, e a equipe de cientistas está trabalhando pesado para entender que processos físicos estão acontecendo ali”.

Fonte:

https://www.nasa.gov/nh/pluto-puzzling-patterns-and-pits

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários