fbpx

Arcos Circumzenital, Supralateral e Tangente Superior São Registrados Sobre Rochester em Nova York


arcos_nova_york

observatory_150105A foto acima mostra uma série de arcos coloridos num céu com nuvens em forma de filamentos, e foi feita perto de Rochester, Nova York, no dia 25 de Agosto de 2014, aproximadamente às 8:00 horário local. Os arcos circunzenital, supralateral e tangente superior, mostrados aqui, de cima para baixo, resultam todos da luz do Sol interagindo com cristais de gelo hexagonais presentes nas nuvens cirros.

Na imagem abaixo, pode-se ver de forma mais detalhada os arcos circunzenital e supralateral. O arco circunzenital (CZA) é o mais alto no céu e as suas curvas são apontadas para cima, enquanto que o arco supralateral tem suas curvas apontadas para baixo. O arco supralateral sempre toca o CZA mas pode ser confundido com o halo de 46 graus. Contudo, com um ângulo de Sol baixo nessa manhã de verão (cerca de 20 graus), os dois arcos são tangentes e não muito separados como eles seriam se o Sol estivesse mais baixo que 15 graus ou mais alto que 27 graus.

arcos_nova_york_02

Fonte:
alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo