anel_febe_0

Anel Febe de Saturno – O Maior Anel Planetário do Sistema Solar

Space Today
11 jun 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

anel_febe_0

Uma nova pesquisa mostrou que o anel de Saturno mais apagado e mais externo do planeta, o circula a uma distância equivalente a 7000 vezes o diâmetro do próprio Saturno.

Análises feitas em imagens obtidas com o telescópio WISE da NASA mostram que o anel descoberto em 2009, é composto na sua maioria por pequenas partículas. Rochas do tamanho de bolas de futebol compõem somente uma pequena porção da população do anel. Essa é uma mistura incomum escreveram os cientistas em um artigo publicado na edição de 10 de Junho de 2015 da revista Nature, provocando a todos para um novo olhar sobre a física por trás do anel e sobre sua longevidade.

O anel mais externo e mais tênue de Saturno é chamado de Anel de Febe, e acredita-se que ele contenha poeira e partículas de gelo ejetadas da lua externa de Saturno, Febe, após a colisão de micrometeoritos e outros impactos.

O anel é inclinado com um ângulo de 27 graus, com relação aos outros sete anéis conhecidos, e como Febe, orbita Saturno na direção retrógrada.

Anel_febe

O telescópio espacial infravermelho da NASA, Spitzer registrou um sinal do anel em 2009 e os cientistas usaram imagens da sonda Cassini para observar esse anel de forma óptica em 2012.

A nova pesquisa mostra que o Anel de Febe começa a aparecer a cerca de 3.7 milhões de milhas de distância de Saturno e chega até a surpreendente distância de 10 milhões de milhas, com uma expansão vertical de cerca de 1.5 milhões de milhas, fazendo com que ele seja 10 vezes maior do que o que acreditav-se ser o maior anel de Saturno até então, o Anel E, escreveram os autores no artigo da Nature.

“Novas observações desse anel fornecem uma visão detalhada do disco completo e permite que a sua estrutura e a sua composição sejam determinadas, o que pode nos fornecer pistas sobre como os anéis são formados”, disse a Nature no resumo do artigo.

Fonte:

http://news.discovery.com/space/saturns-newly-discovered-ring-dwarfs-the-planet-150610.htm

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários