cassini

Análise Da Foto Da Cassini Sobre Titã

Space Today
7 set 2016

Por: Felipe Freires

A sonda Cassini da NASA fez algumas imagens, e nelas podemos ver dunas. Ela tem uma “visão de radar”, que permitiu os astrônomos a espreitar através da névoa, que envolve a maior lua do planeta Saturno, que é Titã, que tem uma região escura e grande, conhecida como Shangri-la, que é uma área preenchida por dunas lineares.

A sonda obteve imagens quando estava a aproximadamente 976 quilômetros de distância da lua gigante de Saturno. O radar da Cassini emitiu ondas que penetraram na densa névoa, revelando aos astrônomos alguns detalhes da superfície de Titã.

Especula-se a possibilidade das dunas serem derivadas de grãos de hidrocarbonetos,  e descobriram que essas dunas são mais abundantes no equador, sendo muitas vezes “cortadas” por obstáculos, fazendo delas, dunas mais bonitas.

Outra imagem obtida é uma conhecida como Xanadu annex, medições feitas pela sonda sugeriram que essa região seria parecida com uma região conhecida como Xanadu. O Telescópio Espacial Hubble, por exemplo, fez uma imagem de Titã no ano de 1994, imagem cujo principal destaque foi Xanadu .

Voltando as nossas atenções para as imagens da sonda Cassini, podemos observar que os terrenos montanhosos de Xanadu annex, são parecidos com os de Xanadu. Os cientistas têm proposto diversas teorias que visam explicar a formação de Xanadu.

Desde meados do ano de 2004, até o dia 25 de Julho, a Cassini se encontrou 122 vezes com Titã, e agora, nos trouxe informações, que são bem interessantes. Em 2017, acabará a missão da Cassini, missão que coletou informações interessantes sobre Saturno e suas luas, porém, sua história permanecerá.

Fonte: http://www.nasa.gov/feature/jpl/titans-dunes-and-other-features-emerge-in-new-images

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários