A Visita do Grande Asteroide 3122 Florence

Era para o mundo estar acabando, ou para ter acabado, mas ainda estamos aqui, e antes que ele acabe, as notícias sobre o Florence.

Esse dia 1 de Setembro de 2017 marcou a passagem mais próxima da Terra do maior asteroide já descoberto desde que os NEOs começaram a ser encontrados há cerca de um século.

O asteroide se chama 3122 Florence, de acordo com as medidas mais precisas até agora ele tem cerca de 4.4 quilômetros de diâmetro e passou a cerca de 7 milhões de quilômetros da Terra. Essa distância é o equivalente a 18 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O asteroide Florence foi descoberto no dia 2 de Março de 1981, pelo Observatório Siding Spring na Austrália e seu nome foi dado em homenagem a Florence Nightingale, que viveu de 1820 até 1910 e é considerada a fundadora da enfermaria moderna.

Entre os NEOs potencialmente perigosos, ou seja, PHAs, o Florence é um dos maiores asteroides. Com seus 4.4 km de diâmetro, ele fica atrás do 1999 JM8 com 7 km de diâmetro, do 4183 Cuno, com 5.6 km de diâmetro e do 3200 Phaeton, com 5.1 km de diâmetro, esse último o corpo parental que dá origem à chuva de meteoros dos geminideas.

Ele está cruzando os céus da Terra a uma velocidade de cerca de 48700 km por hora, ele estará brilhando com magnitude 9 no céu.

Essa é uma grande oportunidade para se estudar e observar o asteroide com detalhe. Todas as grandes antenas do mundo estão voltadas para ele, e até mesmo com um telescópio modesto de 6 ou 10 polegadas é possível observar o Florence. Devido a sua velocidade você precisa de uns 10 minutos de observação, ou fazer imagens com intervalos para que possa notar seu movimento com relação às estrelas.

O asteroide 3122 Florence volta a visitar a Terra em 2500, então os astrônomos querem aprender ao máximo com essa passagem próxima, para que possam refinar a estimativa do seu diâmetro, suas propriedades e sua órbita, assim, cada dia mais entendemos melhor os asteroides e esperamos o próximo que irá destruir a Terra.

O vídeo abaixo foi feito com as imagens e com o trabalho realizado pelo Jr. Martini, do Observatório Sagitário em Botucatu. O Martini participa também do Astronomia Ao Vivo. Assim ele escreveu no Facebook (https://www.facebook.com/antonio.m.junior.7):

“Amigos depois de uma busca um pouco dificultado pela Lua e nuvens, ontem dia 31 08 2017 consegui capturar algumas imagens do asteroide Florence de 4.5 km que passou a apenas 7 milhões de km da Terra.
Como estas imagens fiz um pequeno gif para mostrar o movimento do asteroide, e espero que gostem. Para mim que nunca tinha feito isso com um asteroide é bem interessante.
Florence é o maior asteroide a passar a uma distância desta magnitude da Terra, na captura estava a meros 7.070.000 km entre Aquário e Delfim, com magnitude visual perto de 8.8, movendo-se rápido apenas em declinação.
Telescópio Meade SC 254 mm – F/5 – ASI 120 MC bin 2×2
Foram 8 frames de 2 s a cada 2 a 3 minutos.”

Fontes: