Galactic refurbishment

A UGC 5797 – A Evidência da Remodelagem Galáctica

Space Today
27 abr 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Galactic refurbishment

A mancha de estrelas no centro dessa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble é uma galáxia conhecida como UGC 5797. A UGC 5797 é uma galáxia de linha de emissão, significando que ela está atualmente passando por uma fase de formação ativa de estrelas. O resultado é uma população estelar que está constantemente sendo remodelada à medida que estrelas massivas e azuis se formam. As galáxias com uma prolífica formação de estrelas não são apenas pintadas com uma tonalidade azulada, mas são fundamentais para a continuação do ciclo estelar.

Nessa imagem, a UGC 5797 aparece em frente a um fundo de galáxias espirais. As galáxias espirais possuem uma grande quantidade de poeira e gás – os principais ingredientes para estrelas – e também pertencem a uma classe de galáxias de linha de emissão.

As galáxias espirais possuem uma forma de disco que drasticamente variam em aparência dependendo do ângulo com a qual ela está sendo observada. A coleção de galáxias espirais nesse frame exibe seu atributo de forma precisa: Algumas delas são vistas de frente, revelando a estrutura dos braços espirais, enquanto as duas na parte inferior esquerda da imagem estão sendo vistas de lado, aparecendo como linhas planas no céu. Existem muitas galáxias espirais, com uma grande variedade de cores e em diferentes ângulos brilham através dessa imagem, confira.

Uma versão dessa imagem foi entrada na competição de processamento de imagens conhecida como Hubble’s Hidden Treasures pelo competidor Luca Limatola.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1517a/

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários