A Terra e a Lua Observadas de Marte pela Sonda MRO

Space Today
9 jan 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A imagem acima, combina duas exposições separadas feitas no dia 20 de Novembro de 2016, pela já famosa câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), da sonda da NASA, MRO (Mars Reconnaissance Orbiter). A imagem foi feita para calibrar os dados da HiRISE, já que a refletância do lado da Lua voltado para a Terra é bem conhecida. Para melhor apresentação, as exposições foram processadas separadamente para otimizar os detalhes visíveis tanto na Terra como na Lua. A Lua é um pouco mais escura do que a Terra e quase não seria visível se fosse apresentada na mesma escala de brilho da Terra.

A visão combinada mantém as posições corretas e os tamanhos relativos dos corpos. A distância entre a Terra e a Lua é equivalente a 30 vezes o diâmetro da Terra. A Terra e a Lua aparecem mais próximas do que elas são na verdade, pois a observação foi planejada para um momento em que a Lua estivesse quase que diretamente atrás da Terra, do ponto de vista marciano, para que se pudesse ver o lado da Lua voltado para a Terra.

Na imagem, a feição avermelhada perto do meio da face terrestre, é a Austrália. Quando os componentes da imagem foram obtidos, Marte estava a cerca de 205 milhões de quilôemtros da Terra.

Com a HiRISE e 5 outros instrumentos, a sonda MRO está investigando Marte desde 2006.

A Universidade do Arizona em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a JAto da NASA, uma divisão do Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A empresa Lockheed MArtin Space Systems, em Denver, no Colorado construiu o módulo orbital e colabora com o JPL na sua operação. Para informações adicionais sobre o projeto, acesse:

http://mars.nasa.gov/mro

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/earth-and-its-moon-as-seen-from-mars

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.