A Super Lua de 1/2 de Janeiro de 2018

Space Today
1 jan 2018

Feliz 2018 a todos!!! E nada melhor do que começar o ano com um belo evento astronômico, ele não tem nenhuma grande importância científica, mas é um evento muito bonito de se ver, apreciar, fotografar e porque não compartilhar em todas as redes sociais.

O ano de 2018 começa com uma Lua Cheia do Perigeu, a popularmente conhecida como Super Lua.

Pelo fato da órbita da Lua ao redor da Terra não ser uma circunferência perfeita, e sim uma elipse, existem momentos em que a Lua está mais perto da Terra, o perigeu e momentos em que a Lua está mais distante da Terra, o apogeu. Quando a fase cheia da Lua coincide com o perigeu, coincide em termos de acontecer com pouco tempo de diferença, essa Lua Cheia é chamada de Lua Cheia do Perigeu, ou Super Lua. Para que vocês saibam existe também a chamada Mini Lua, que é quando a Lua Cheia acontece no apogeu.

O mês de Janeiro de 2018 terá duas Luas Cheias, uma em 1 de Janeiro e a outra em 31 de Janeiro, e as duas serão Luas Cheias do Perigeu, ou seja, o mês de Janeiro de 2018 tem duas Super Luas.

Quando está no perigeu a Lua Cheia fica aparentemente 14% maior do que o normal e 30% mais brilhante que o normal, não é muita diferença e na verdade com relação ao tamanho só se vê a diferença ao se comparar uma foto de uma Lua Cheia normal com a Lua Cheia do Perigeu, já o brilho ela pode iluminar mais a noite escura.

A Lua Cheia do Perigeu de 1/2 de Janeiro de 2018 será a mais próxima do ano.

A Lua, alcançará sua fase cheia, 4.5 horas depois de ter passado pelo perigeu. Para que você não perca, os horários exatos são os seguintes:

Lua no Perigeu – 21:54 UTC, ou 19:54 Hora de Brasília, com a Lua a 356565 km de distância da Terra

Lua Cheia – 02:24 UTC (dia 2 de Janeiro de 2018), ou 00:24 Hora de Brasília (dia 2 de Janeiro de 2018), com a Lua a 356846 km de distância da Terra.

Resumindo, assim que a Lua nascer no dia de hoje aprecie o quanto der e quanto puder, tire fotos e compartilhe pois será muito bonito de ver esse espetáculo da nossa Lua.

Algumas curiosidades sobre a Lua Cheia do Perigeu do dia 1 de Janeiro de 2018, ela é a segunda Lua no Perigeu de uma sequência de 3 Super Luas, a última foi em Dezembro e a próxima será em 31 de Janeiro. Além disso, a Super Lua do dia 31 de Janeiro também é conhecida como Lua Azul, pois é a segunda Lua Cheia de um mesmo mês, mas isso conversamos quando chegarmos lá.

Por enquanto aprecie o fenômeno dessa noite, para começar bem o ano, um feliz 2018 para todos!!!

Fontes:

https://www.space.com/34515-supermoon-guide.html?utm_source=notification

http://earthsky.org/tonight/years-largest-supermoon-on-january-1-2

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.